Destaques da semana
Por Emídio Tavares
Mourinho conquista 5 taças europeias em 3 disputas diferentes
José Mourinho se consagrou na quarta-feira (25/05) como o primeiro treinador a levar 4 equipes diferentes a conquista de 5 taças europeias, dentre as quais por 3 disputas diferentes. O técnico luso fez na quarta-feira seu jogo de número 1050, numa carreira que começou no Benfica, passando depois por U.Leiria até chegar ao Porto onde iniciou suas 26 conquistas, sendo 21 títulos nacionais espalhados por Portugal, Inglaterra, Itália e Espanha e 5 taças europeias, começando com a Liga Europa (na época denominada Taça UEFA) pelo Porto em 2003 contra o Celtic, Liga dos Campeões ainda pelos dragões em 2005 contra o Mônaco, Liga dos Campeões pela Inter de Milão em 2010 contra o Bayern, outra Liga Europa, agora pelo Manchester United em 2017 e pôr fim a Liga Conferência pela Roma, contra o Feyenoord. Em todas as finais de Taças Europeias que Mourinho chegou, não perdeu uma sequer. O desfecho da conquista do técnico português ficou por conta de uma homenagem do artista plástico Harry Greb que criou um mural perto da estação do metrô de Roma onde retrata o treinador na pele do imperador Júlio César.
Play-Offs Rebaixamento
1ª Liga: Moreirense 1 X 0 Chaves
Aconteceu neste domingo (29/05) em Moreira de Cônegos, a partida de volta que definiu a equipe que ficou
com a vaga na 1ª Liga. Na partida de ida, que ocorreu sábado (21/05), o Chaves venceu em casa por 2 a 0. Na partida de volta, o Moreirense venceu por 1 a 0. Na soma dos dois resultados a vaga na 1ª Liga ficou com o Chaves.
2ª LIGA: COVILHÃ 2 X 0 ALVERCA
Aconteceu neste domingo (29/05) na Covilhã, a partida de volta que definiu a equipe que ficou com a vaga na 2ª Liga. Na partida de ida, que ocorreu sábado (21/05), as equipes empataram a zero em Alverca. Na partida de volta, o Chaves venceu por 2 a 0. Na soma dos dois resultados a vaga na 2ª Liga ficou com o Covilhã.
Últimas Notícias
Boavista
A liga deu um prazo de 2 semanas para que o Boavista apresente os comprovantes de quitações de dívidas e salários dos meses de março e abril, coisa que acabou por ser feita na quarta-feira (25/05). Já Varzim, Acadêmica, Leixões e Trofense ainda não apresentaram os comprovantes solicitados.
Sporting
Rafael Leão, que já perdeu em todas as instâncias o processo contra o Sporting, viu agora a justiça liberar para os cofres de Alvalade o valor de 300 mil euros referentes a 1/5 de seu salário anual da última temporada, que estavam depositados em juízo e agora foram liberados para o Sporting.
Morita acaba de ser contratado por 4 temporadas (e mais uma 5ª opcional) junto ao S.Clara por 3.8 milhões de euros, e mais possíveis 700 mil euros em caso de metas alcançadas. O jogador receberá anualmente, num contrato válido até 2026, líquidos 500 mil euros.
Braga
O Braga, que ao contratar o zagueiro recém convocado a seleção, David Carmo, junto a Sanjoanense, fez um contrato no qual dava direito a 10% do passe do jogador ao time de João da Madeira em futuras negociações, tentou negociar a anulação dessa cláusula oferecendo 100 mil euros de imediato, que de pronto foram rejeitados pela equipe originária do atleta.
Seleção Portuguesa
Por contusão, o goleiro Jose Sá do Wolverhampton foi cortado na terça-feira (24/05) e para seu lugar foi convocado Rui Silva do Betis.
Na sexta-feira (27/05) foi a vez de Vitinha ser cortado por ter contraído COVID. Por enquanto nenhum atleta foi convocado para o seu lugar.
Já no europeu sub-17 a Seleção Portuguesa venceu na quinta-feira (26/05) a Espanha por 2×1 e garantiu vaga na semifinal que aconteceu neste domingo (29/05), quando então enfrentou a França e perdeu nos pênaltis por 6 a 5, depois de empate por 2 gols no tempo normal que persistiu também na prorrogação. Na outra semifinal jogaram Holanda e Sérvia e a Holanda venceu também nos pênaltis por 5 a 3, depois de empate em 2 gols no tempo normal e que também persistiu na prorrogação. A final será disputada entre França e Holanda na quarta-feira (01/06).