De 29 de abril a 1º de maio deste ano, aconteceu o Festival Fartura Gastronomia 2022, no Instituto Inhotim em Brumadinho (Minas Gerais). Cinco chefs brasileiros, de cinco regiões diferentes do país, tiveram a missão de levar a culinária brasileira para o mundo. O evento foi idealizado para comemorar o bicentenário da Independência do Brasil, e levou novos chefs para fazerem residências gastronômicas em cinco diferentes embaixadas brasileiras.
Cada um dos cinco chefs experientes — chamados chefs embaixadores — escolheu um pupilo para participar do projeto Brasil em Sabores e realizar a residência gastronômica, levando a culinária brasileira para o mundo. Cada chef pupilo foi a uma embaixada diferente, uma em cada continente. Ao final da experiência, os chefs embaixadores se juntarão aos seus respectivos pupilos. O principal objetivo do projeto é apresentar para o mundo os ingredientes tradicionais do país e as técnicas da cozinha brasileira em toda a sua diversidade.
Todos querem novas experiências gastronômicas
O sucesso do projeto Brasil em Sabores pode ser explicado pelo interesse dos turistas em provar a culinária típica de cada país e região que visitam. A gastronomia faz parte do turismo, não é apenas uma experiência à parte. Com o Brasil não é diferente: feiras e eventos, até mesmo virtuais, se empenham em mostrar a cozinha brasileira para turistas de todas as regiões.
É nesse sentido que programas de TV sobre gastronomia também ganham cada vez mais espaço e telespectadores no mundo todo. O Hell’s Kitchen, por exemplo, é um reality show culinário criado pelo chef escocês Gordon Ramsay e que ganhou diferentes versões em inúmeros países ao longo dos anos. A marca ficou tão famosa que hoje é possível encontrar até mesmo jogos de slot relacionados ao programa em muitos sites de jogos de cassinos online. Além desse, muitos outros jogos online oferecem aos jogadores a opção de cozinhar pratos típicos de diversos países — inclusive pratos típicos da cozinha tradicional brasileira.
Como a culinária brasileira se destaca
Os reality shows culinários se desdobraram e se expandiram em diversos formatos. O criador de Hell’s Kitchen é considerado, hoje, um precursor dos reality culinários. Muitos dizem que, apesar de não ter inventado o modelo televisivo, ele renovou e levou os programas dessa modalidade à cultura de massa, popularizando-os.
Não só o Hell’s Kitchen foi adaptado para outros países: o programa MasterChef é uma franquia exemplo desse modelo. Surgido no Reino Unido, em 1990, hoje o programa é transmitido em mais de 40 países, com adaptações diferentes para cada rede nacional. O MasterChef Brasil, desde a sua estreia no canal de TV aberta Band em 2014, é um sucesso tão grande que já ganhou diferentes versões, como MasterChef Júnior, MasterChef Profissionais, MasterChef: A Revanche, entre outros.
Os chefs de cozinha jurados do programa são celebridades no país, mas além deles o Brasil conta com diversos chefs de cozinha famosos. No ano passado, o prêmio internacional “The Best Chef Awards” listou os 100 melhores chefs de cozinha do mundo, e cinco deles são brasileiros: Alex Atala, Manu Buffara, Helena Rizzo, Jefferson Rueda e Rafa Costa e Silva. Alex Atala aparece, ainda, entre os oito primeiros.
Não é de hoje que a culinária brasileira conquista corações ao redor do mundo. Entre os turistas estrangeiros que visitam o país, a culinária local está entre os itens mais bem avaliados, com aprovação entre 94,4% e 97,3%. Os chefs de cozinha brasileiros têm se destacado também no mercado internacional ao abrirem restaurantes em outros países.
O chef Rodrigo Oliveira, dono de dois renomados restaurantes na cidade de São Paulo inaugurou, no ano passado, um restaurante com pratos tradicionais da culinária brasileira na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. O restaurante, Caboco, fica em um dos bairros mais imponentes da cidade, o Arts District.
Ainda em 2019, a chef paranaense Manu Buffara, uma entre os cinco chefs brasileiros que entraram para a lista de melhores do mundo, abriu um restaurante fora do Brasil. O Ella Brasileira já é um restaurante conhecido no bairro Chelsea, de Nova York. A proposta da jovem chef é levar uma culinária brasileira mais sofisticada aos Estados Unidos, mostrando para o mundo que a cozinha brasileira é muito mais do que churrasco e feijoada.
Também em 2019, o chef paulistano Rafael Cagali abriu um restaurante em Londres, o conhecido Da Terra. No mesmo ano em que foi inaugurado, o restaurante já recebeu a sua primeira estrela Michelin, e no ano passado conquistou a segunda.
Assim como os pratos típicos, os ingredientes nativos do Brasil também fazem sucesso ao redor do mundo. O açaí, por exemplo, é um fruto originário da Amazônia. O produto começou a ser consumido por diversas regiões do país e logo chegou também ao exterior. Hoje existem até mesmo franquias do produto na Europa e nos Estados Unidos, como a Açaí Concept, que possui mais de 600 lojas pelo mundo.
O impacto da nossa gastronomia não para por aí. Novos chefs surgem a todo momento, levando as técnicas brasileiras para fora. Nossos ingredientes conquistam diversas populações e, desse modo, a popularidade da culinária brasileira cresce a cada dia.
Conteúdo terceirizado e não é de responsabilidade do Mundo Lusíada