Destaques da Semana: Apesar da covardia de Fernando Santos, Portugal garante vaga

Técnico de Portugal dando instruções no campo. Foto MARIO CRUZ/LUSA

Destaques da semana
Por Emídio Tavares

 

Apesar da covardia de Fernando Santos, Portugal garante vaga na final do play-off

Jogando na noite da quinta-feira (24/03) no Estádio do Dragão sua primeira batalha pela vaga no Mundial do Catar, Fernando Santos escalou uma seleção pensando mais em não sofrer gols do que marcar contra a Turquia, que não é nenhum “bicho-papão” do futebol mundial, entrando com Dalot numa das laterais (jogador mais de contenção do que Nuno Mendes, um lateral mais ofensivo); Diego Costa, de 22 anos, no gol (para agradar a torcida do Porto); Guerreiro na outra lateral; Fonte e Danilo (improvisado) na zaga; Moutinho no meio campo, com 35 anos (ao invés de Willian Carvalho, o melhor jogador do Bétis nos últimos 2 meses), juntamente com Otávio, Bruno Fernandes e Bernardo Silva (os dois últimos muito apagados); Cristiano Ronaldo (em noite onde nada dava certo) e Diogo Jota (extremamente egoísta).

Com essa escalação, Fernando Santos deu espaço para a Turquia que começou a crescer e só não evoluiu mais porque num belo chute de fora da área de Bernardo Silva, a bola bateu na trave e voltou para Otávio abrir o placar aos 15 minutos. O gol não impediu o ímpeto dos turcos, que continuaram causando perigo à meta de Portugal. No final da 1° etapa aos 42 minutos, numa jogada iniciada por Otávio, que tocou para CR7 devolver de calcanhar, o luso-brasileiro cruzou para a área encontrando Diogo Jota que com uma cabeçada certeira ampliou o placar. Após o gol a seleção voltou recuada para o 2° tempo abrindo espaço para a Turquia, que descontou numa bela tabela de ataque concluída por Yilmaz aos 20 minutos. O gol sofrido desestabilizou Portugal, que mesmo com algumas mudanças (entradas de William Carvalho, João Félix e Matheus Nunes) não encontrava tranquilidade.

Já nos minutos finais, numa disputa de bola dentro da área, José Fonte acertou o pé do atacante turco, cometendo penalidade máxima confirmada pelo VAR, mas felizmente desperdiçada por Yilmaz, que chutou por cima do travessão. Na sequência, Portugal aproveitou o contra-ataque para selar de vez a sorte da partida aos 45 minutos, fazendo o 3×1 com Matheus Nunes.

Na próxima terça-feira (29/03), no mesmo Estádio do Dragão, Portugal enfrenta pela vaga no Mundial a surpreendente Macedônia do Norte, que nos acréscimos eliminou a Itália em Palermo (afastando pelo 2º mundial consecutivo, os atuais campeões europeus).

 

Superliga Portuguesa Temporada 2021/2022

A 28° jornada só acontecerá na próxima semana, devido à semana de “data FIFA” para jogos das seleções.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Sporting

Coates, zagueiro uruguaio que desde 2016 defende o Sporting com contrato válido até 2023, deverá renovar em breve até 2025, mas com redução salarial para ficar no teto máximo leonino que hoje é de 1 milhão de euros líquidos anuais.

Braga

Após empate no tempo regulamentar e na prorrogação, sem gols, a equipe feminina do Braga venceu nos pênaltis a do Benfica por 3×2 na quarta-feira (23/03), conquistando a Taça da Liga.

Portugueses pelo Mundo

Miguel Oliveira foi fantástico ao conquistar no domingo passado (20/03), o Grande Prêmio da Indonésia, largando em 7° e já na primeira volta assumindo o 2° lugar e na 5° ultrapassando o atual campeão Quartararo, para não mais deixar a ponta.

Luis Castro anunciou na quinta-feira em suas redes sociais, que está pronto para iniciar sua jornada no Botafogo carioca, posando ao lado de uma camisa do clube.

Cristiano Ronaldo anunciou na sexta-feira (25/03) a ampliação da sua rede de hotéis em parceria com o grupo Pestana. Após inaugurar os hotéis Pestana CR7 em Lisboa, Funchal, Madrid e Nova York, o craque luso abriu as portas do novo hotel em Marrakesh no Marrocos essa semana, com 174 quartos, centro de convenções, SPA, piscina e academia fitness.

Abel Ferreira assinou a ampliação do contrato com o Palmeiras até dezembro de 2024, tornando-se o treinador mais bem pago da história do futebol brasileiro e da América do Sul. Apesar de não ter sido confirmado pelo clube paulista, o site brasileiro UOL, apurou que pelo novo vínculo, o português vai receber 6,7 milhões de euros por ano (cerca de R$ 34,9 milhões por temporada). O Palmeiras procurou reconhecer não só a importância em termos de títulos, mas também do dinheiro que já contribuiu para o clube arrecadar desde que assumiu o comando do Alviverde, no fim de outubro de 2020. Ao longo deste tempo, o Palmeiras arrecadou aproximadamente 70 milhões de euros (R$ 364,7 milhões) de premiação devido aos títulos e finais que disputou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *