Mundial2022: Portugal vence a Turquia e está na final dos ‘play-offs’

ANTONIO COTRIM/LUSA

Da Redação com Lusa

A seleção portuguesa de futebol qualificou-se hoje para a final do caminho C dos ‘play-offs’ de apuramento para o Mundial2022, ao vencer a Turquia, por 3-1, na meia-final.

No Estádio do Dragão, no Porto, Otávio (15 minutos), Diogo Jota (42) e Matheus Nunes (90+4) marcaram os gols da ‘equipe das quinas’, com a Turquia a reduzir por Burak Yilmaz (65), que desperdiçou um penálti aos 85.

No derradeiro encontro de acesso ao Mundial2022, Portugal vai defrontar na terça-feira, novamente no Porto, a Macedónia do Norte, que bateu a Itália, por 1-0, em Palermo, com um gol de Trajkovski (90+2), com os campeões da Europa a falharem o segundo Mundial consecutivo.

E o Brasil derrotou o Chile por 4 a 0 pela 17ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo, na noite desta quinta-feira no estádio do Maracanã. A partida foi a última da seleção diante de sua torcida, isto porque os jogos preparatórios para o Mundial serão realizados fora do país, e contou com 69 mil espectadores no estádio.

Classificados

O Equador (1-3 no Paraguai) e o Uruguai (1-0 ao Peru) qualificaram-se na quinta-feira para a fase final do Mundial de futebol de 2022, juntando-se, entre os sul-americanos, a Brasil e Argentina.

Após quatro dos cinco jogos da 17.ª e penúltima ronda da zona sul-americana, que apura diretamente os quatro primeiros, o Equador, terceiro, manteve-se com 25 pontos, os mesmos do Uruguai, quarto. Já não podem ser alcançados pelo Peru, quinto, com 21.

O Brasil, primeiro, com 42 pontos, e a Argentina, segunda, com 35, já estavam qualificados, sendo que os ‘canarinhos’ contam menos um jogo disputado e os ‘albi-celestes’ dois, entre os quais a recepção de hoje à Venezuela.

O Equador vai estar pela quarta vez na fase final, depois de 2002, 2006 e 2014, sendo que em 2006 chegou aos ‘oitavos’, para acabar em 12.º, enquanto o Uruguai, campeão do Mundo em 1930 e 1950 e quarto classificado em 1954, 1970 e 2010, vai somar a 14.ª presença e quarta consecutiva.

A CONMEBOL ainda pode conseguir uma quinta vaga, caso o quinto classificado (Peru, Colômbia ou Chile) derrote num ‘play-off’ intercontinental o quinto colocado da zona asiática (Austrália, Emirados Árabes Unidos, Iraque ou Líbano).

Na fase final, já estão 19 seleções, as quatro da América do Sul, 10 da Europa (Alemanha, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Espanha, França, Inglaterra, Países Baixos, Sérvia e Suíça) e cinco da Ásia (Arábia Saudita, Coreia do Sul, Irão, Japão e o anfitrião Qatar).

O Mundial de 2022 realiza-se no Qatar, de 21 de novembro a 18 de dezembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *