Da Redação
Até outubro, acontece no Porto, Portugal, o projeto cultural “Olha lá”. A proposta é recriar o Centro Histórico do Porto (CHP) através das artes de palco e das artes visuais. A partir da recolha de história de vida das pessoas será criado um objeto híbrido que contemplará o teatro, a fotografia e a conversa.
De acordo com a organização, “Olha lá” é um ponto de encontro entre o centro histórico do Porto e as várias culturas lusófonas na cidade, e decorre da semana de 28 de Setembro a 02 de Outubro.
A produção é da Associação 10pt – Criação Lusófona e está inserida na iniciativa Manobras no Porto, um programa de ação e de construção coletiva promovido pela Porto 2.0.
Programação
Desde Julho, o projeto “Olha lá” já realizou uma Oficina Participativa de Fotografia aberta a moradores do CHP e Lusófonos na Diáspora. O coletivo encontra-se de momento em ensaios para uma peça de Teatro a estrear a 29 de Setembro na arena do Abrigo dos Pequeninos, nas Fontaínhas.
Dia 24 de Setembro inaugura uma Exposição de Fotografia resultante da Oficina e que revela um Porto que teima em se esconder, imagens plenas de quotidiano e de surpresa. Este evento terá lugar na Casa Museu Guerra Junqueiro que receberá ainda um Ciclo de Conversas (ver abaixo) em torno da lusofonia e da cidade do Porto.
Durante todo o mês de Setembro estará exposta pelas ruas da Cidade do Porto uma exposição fotográfica com retratos gigantes de moradores do CHP e comunidades Lusófonas na Diáspora. Com esta exposição de rua “Olha lá” pretende chamar a atenção de quem passa e desafiá-los a um novo olhar.
A 10pt – Criação Lusófona é uma plataforma criadora que produz projetos de intervenção cultural que desenvolvam novos campos de ação, estimulem o pensamento crítico e criativo, e a capacidade transformadora dos cidadãos. Saiba mais pelo site: www.10pt.org/olhala.
Ciclo de Conversas:
• Conversa 01 – Lusofonia: “ Vamos comer A-gostinho ” – 24 Setembro
(reflexão sobre o Luso-Brasileiro e portuense Agostinho da Silva)
• Conversa 02 – Arte e Sociedade: “ Marginais? ” – 30 Setembro
(em colaboração com o Instituto de Sociologia da UP – uma conversa sobre as comunidades à margem na cidade)
• Conversa 03 – Comunicação Lusófona: “ Fala: Corpo ” – 01 Outubro
(em colaboração com o Centro de Estudos Africanos da UP – um olhar sobre o uso do corpo e o conceito de espaço nas várias culturas lusófonas)