Nomes das pessoas no Brasil e em Portugal

FOTO JOÃO RELVAS/ LUSA

Por Adriano Augusto da Costa Filho

Advindas de eras lusitanas e do ano 711 na invasão dos Mouros em Portugal e bem como, do ano 1498 de 2 anos antes da posse do Brasil por Portugal no ano de 1500.

No ano de 1498 o Rei D.Manoel de Portugal baixou em decreto de que todas pessoas do Reino de Portugal e que tivessem nomes estrangeiros, teriam que trocar de nomes e consequentemente irem no cartório e registrarem seus novos nomes e caso contrário não atendendo o decreto, seriam processados e até enforcados em praça pública e assim sendo a maioria do povo português obedeceu esse decreto.

As pessoas escolhiam nomes de acordo com as suas profissões, trabalhos, locais de nascimentos, animais, religiões e outras coisas.

Como Portugal era um pais na qual diversas raças o tinham formado, como os lusitanos, celtas, judeus, romanos, mouros, etc…

Ouve, portanto, uma fantástica modificação em nomes e bem como também veio para o Brasil com os navegadores portugueses e assim sendo nós temos hoje em Portugal e no Brasil uma coleção enorme de nomes advindos dessa Era Lusitana.

Nomes de plantas, árvores, frutas, flores e como: Silva, Silveira, Pereira, Moreira, Laranjeira, Lima, Limeira, Oliveira, Ramos, Figueira, Figueiredo, Flores, Nogueira, Rosa, Carvalho, Matos, Pinheiro, Margarida, Pimenta e bem, como, uma infinidade de nomes.

Nomes de animais, profissões, trabalhos, locais, como: Bezerra, Carneiro, Raposo, Da Costa, Campos, Pinto, Barros, Torres, Lobo, Coelho, Rocha, Leão, Rego, Reis, Lages, e um infindável número de nomes.
Nomes religiosos, Santos, Jesus, Nobre, Conceição, Aparecida, Elias, Santana, Nascimento, Augusto, Anjos, Celso, Piedade, e outros nomes.

Nomes de objetos e formas, tais como: Pires, Louças, Caldeiras, Correias, Machado, Pintado, Bandeira, Câmara e outros.

Nomes com letras “AL” iniciais advindas da era e da língua moura, e que significa letra O na nossa língua portuguesa, tais como: Almeida, Albuquerque, Alberto, Alcântara, Alfredo, Alcides, Algazarra, Alcino, Alcachofra, Aldeias, Alexandre, Albino e um infindável nomes com o inicio da letra AL.

Portanto, como estamos em uma era avançada da computação, celulares, e bem como, outras maravilhas da ciência, como: cinemas, filmes, nomes estrangeiros são adotados e aos milhares, são colocados nos registros de nascimentos, dos cartórios no Brasil e em Portugal.

 

Por Adriano Augusto da Costa Filho
Membro da Casa do Poeta de São Paulo, Movimento Poético Nacional, Academia Virtual Sala dos Poetas e Escritores, Academia Virtual Poética do Brasil, Ordem Nacional dos Escritores do Brasil, Associação Paulista de Imprensa, Associação Portuguesa de Poetas/Lisboa e escreve quinzenalmente para o Jornal Mundo Lusíada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *