Em outro ranking internacional, a Universidade do Porto foi em outubro de 2010 colocada entre as 250 melhores do mundo e a 106ª da Europa.
Da Redação
Com Lusa
A Universidade do Porto ocupa agora um lugar entre as 400 melhores universidades do mundo, depois de subir 100 posições no “Academic Ranking of World Universities”.
“Esta é a primeira vez que uma instituição portuguesa atinge o top 400 mundial deste ranking internacional elaborado pela Shangai Jiao Tong University”, refere um comunicado da universidade, divulgado em 17 de agosto.
A Universidade do Porto ascendeu este ano ao patamar das instituições avaliadas entre a 301ª e a 400ª posições, depois de nos últimos quatro anos ter sido sempre classificada no intervalo das 401 a 500 melhores universidades do mundo.
A instituição explica a subida no ranking com o “desenvolvimento da sua prestação na quantidade e qualidade de artigos científicos publicados por docentes e investigadores da instituição nas melhores revistas científicas internacionais”.
A outra instituição portuguesa a figurar na edição 2011 do “Academic Ranking of World Universities” é a Universidade de Lisboa, entre a 401ª e a 500ª posições.
O topo da tabela é dominado pelos Estados Unidos da América, com oito instituições nas 10 primeiras posições, sendo as três primeiras ocupadas pelas universidades de Harvard, Stanford e o MIT.
A metodologia para classificação no ranking passa pela análise da quantidade de artigos científicos publicados nas revistas Nature e Science ou outras revistas científicas reconhecidas internacionalmente, o número de docentes e investigadores classificados entre os mais citados de 21 áreas de estudo e o número de prêmios Nobel ou medalhas Fields (prêmio da área da Matemática) atribuídos a docentes ou antigos estudantes de cada instituição.
No “Times Higher Education World University Ranking”, um outro ranking internacional de instituições de ensino superior, a Universidade do Porto foi em outubro de 2010 colocada entre as 250 melhores do mundo e a 106ª da Europa.