Da Redação
A 4ª edição do Tomorrow Summit, encontro internacional de tecnologia e inovação organizado pela Federação Académica do Porto, reúne cientistas que lideram a discussão pelo “amanhã”. No congresso internacional no Porto (Portugal), o neurocientista Prof. Dr. Fabiano de Abreu explica como o mau uso da internet está deixando as pessoas menos inteligentes.
Estudos apontam que a inteligência das pessoas tem sido reduzida por conta da internet – em especial a das crianças, que em poucos anos de vida, passam a usar tablets, smartphones e notebooks. “Já possuímos comprovações de que o mau uso da internet diminui a inteligência e se não agirmos desde já, será passado geneticamente para a próxima geração e assim por diante”, alerta o PhD, neurocientista e biólogo Prof. Dr. Fabiano de Abreu.
Na Europa, governantes e cientistas estão buscando maneiras no processo educacional e comportamental para lidar com isso, onde Fabiano de Abreu é referência no tema. Durante a 4ª edição do Tomorrow Summit, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de novembro, Fabiano de Abreu irá palestrar sobre “Como o mau uso da internet afeta o cérebro”.
Segundo o Professor Doutor Fabiano de Abreu é PhD neurocientista, biólogo, antropólogo e historiador, “crianças afetadas pelo uso excessivo de games e rede social estão apresentando problemas comportamentais, problemas com memória, atenção e aumento da ansiedade. Isso pode acarretar em consequências como transtornos e doenças mentais”, declara o neurocientista.
Congresso
O encontro debate temas como recuperar a economia e proteger o emprego, e fazer da próxima década um período de recuperação e convergência de Portugal com a União Europeia, assegurando maior resiliência e coesão, social e territorial.
Questões relacionadas com Inteligência Artificial, Saúde Digital, Smart Cities e Sustentabilidade serão abordadas por oradores de renome, nomeadamente governantes e especialistas, como João Pedro Matos Fernandes, Ministro Ambiente e Ação Climática, e Mariana Vieira da Silva, Ministra de Estado e da Presidência.
Com o foco em três pilares fundamentais – o papel do Humano, da Máquina e do Planeta – o evento é de participação gratuita e acontece através de uma plataforma virtual, que pretende ser oportunidade para a construção e apresentação de ideias e de soluções para transformar o mundo.
Além de debates, é possível participar em workshops e meetups, visitar os stands virtuais das startups e parceiros e ainda participar na eleição das ideias vencedoras do concurso “Challenge Tomorrow”.