Da Redação com Lusa
O Presidente de Portugal felicitou Miguel Monteiro pela conquista da medalha de bronze na prova de lançamento do peso F40, nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, lembrando o percurso vitorioso do atleta nos últimos anos.
“Depois do quinto lugar no Rio de Janeiro e de se ter sagrado campeão europeu, Miguel Monteiro alcançou a tão desejada e merecida medalha olímpica, a primeira para Portugal nestes Jogos Paralímpicos de Tóquio2020”, refere Marcelo Rebelo de Sousa, numa mensagem divulgada pela Presidência da República
Na nota, o Presidente da República “felicita e agradece” a Miguel Monteiro, que compete na classe para atletas de baixa estatura, “em nome de Portugal e dos portugueses”.
O português, de 20 anos, conquistou no domingo o bronze no concurso de lançamento do peso F40, para atletas de baixa estatura, com a marca de 10,76 metros, numa final na qual o recorde mundial (11,01), que lhe pertencia, foi batido três vezes, numa “luta” que envolveu Denis Gnezdilov, do Comité Paralímpico da Rússia, e o iraquiano Garrah Tnaiash.
No primeiro lançamento, o russo marcou 11,02, e liderou o concurso até à última tentativa, na qual o iraquiano marcou 11,15, fazendo cair o recorde e assumiu a liderança da prova.
Na sua derradeira tentativa, Denis Gnezdilov fixou novo recorde mundial, com 11,16, assegurou o ouro e “empurrou” Garrah Tnaiash para a prata.
Portugal conseguiu a sua primeira medalha nos Jogos Paralímpicos Tóquio2020, que terminam em 05 de setembro. Esta foi a 93.ª medalha de Portugal em competições paralímpicas, com o bronze conseguido por Miguel Monteiro.
A medalha, a primeira conquistada na 16.ª edição dos Jogos Paralímpicos é a 54.º do atletismo adaptado português, a modalidade que mais pódios conseguiu neste tipo de competições.
O boccia é a segunda modalidade lusa mais medalhada, com 26 subidas ao pódio, seguida da natação, com nove, do ciclismo, com duas, do futebol e do ténis de mesa, que têm uma medalha cada.
Portugal, que soma em Tóquio a sua 11.ª participação em Jogos Paralímpicos, a 10.ª consecutiva, tem no palmarés 25 medalhas de ouro, 30 de prata e 38 de bronze.
Os Jogos Sydney2000, nos quais Portugal teve a maior comitiva de sempre, com 52 atletas, foram os que mais medalhas renderam, com 15 lugares no pódio.
Nas edições mais recentes, o número de medalhas conquistadas tem vindo a diminuir, com sete conquistada em Pequim2008, três em Londres2012 e quatro no Rio2016.
Ao quinto dia de competição do Jogos Paralímpicos Tóquio2020, que decorrem até 05 de setembro, Portugal, que está representado por 33 atletas, de oito modalidades, soma uma medalha de bronze e seis diplomas.