Da Redação com Lusa
Nesta quinta-feira, Portugal registra 10 mortes atribuídas à covid-19, incluindo uma criança com idade entre 0 e 9 anos, 2.581 novos casos de infecção e uma redução nos internamentos pelo terceiro dia seguido, segundo dados oficiais.
De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) estão hoje internadas 898 pessoas com covid-19, menos 21 em relação a quarta-feira, 196 das quais em cuidados intensivos, menos oito.
A área de Lisboa e Vale do Tejo com 947 casos e a região Norte com 866 têm 70,2% do total das novas infeções verificadas nas últimas 24 horas.
As 10 mortes ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo (3), na região Norte (2) na região Centro (3), no Algarve (1) e no Alentejo (1).
Relativamente às faixas etárias, o boletim revela que do total de mortes notificadas nas últimas 24 horas, sete tinham mais 80 anos, uma entre 70 e 79, uma entre 40 e 49 e uma entre 0 e 9 anos de idade.
Vacinação
Um total de 57% da população residente em Portugal tinha a vacinação completa contra a covid-19, segundo relatório de vacinação divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) terça-feira.
Já hoje, dados apontam que Portugal administrou mais de 12 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 e espera receber ainda este mês 1,2 milhões de doses adicionais que se juntam a 1,6 milhões de doses contratualizadas a fornecedores.
“Portugal continental ultrapassou a marca dos 12 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 administradas à população, que permitiram vacinar mais de 6,8 milhões de pessoas, pelo menos com uma dose, das quais mais de 6,1 milhões têm o esquema vacinal completo”, refere o Ministério da Saúde em nota hoje divulgada.
Na mesma nota, o Ministério da Saúde refere ainda que o país espera receber ao longo deste mês mais 1,2 milhões de doses de vacinas.
“Será de assinalar a expectativa de entrega de mais de 1,2 milhões de vacinas adicionais, durante o mês de agosto, que se irão somar às 1,6 milhões de doses de vacinas já esperadas e decorrentes dos contratos iniciais com as empresas fornecedoras de vacinas”, adianta o documento.
O Ministério da Saúde destaca o “compromisso de todos os envolvidos no processo” de vacinação, como profissionais de saúde, forças de segurança e forças armadas, entre outros, para ter sido atingido “um marco” de 12 milhões de doses administradas, assim como os esforços para adquirir vacinas adicionais.
A pandemia de covid-19 fez pelo menos 4.247.424 mortos em todo o mundo, entre mais de 200,1 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, desde que a OMS detetou a doença na China em finais de dezembro de 2019, segundo o balanço da AFP com base em dados oficiais.
Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.422 pessoas e foram registrados 979.987 casos de infecção, segundo a Direção-Geral da Saúde.