Aveiro: Murtosa organiza Festa do Emigrante com programa “singelo”

Da redação com Lusa

A Festa do Emigrante organizada pelo município da Murtosa, no distrito de Aveiro, vai decorrer este ano com um programa “mais singelo”, devido à pandemia de covid-19.

Em comunicado, a autarquia esclarece que devido às circunstâncias pandêmicas, e à semelhança do que aconteceu em 2020, a edição deste ano não terá o tradicional arraial e feira franca no cais do Bico, que são uma das imagens de marca da festividade.

De acordo com a câmara, o programa da Festa do Emigrante, que decorre no próximo fim de semana, “será pontuado com a realização de apenas quatro acontecimentos, de profundo simbolismo, que celebram a identidade cultural e social das gentes do coração da ria”.

No sábado, o Cais do Bico recebe pelas 14:00 a tradicional corrida de bateiras à vela e à noite, pelas 21:30, a Escola Padre António Morais da Fonseca será palco do espetáculo “Fado Desconstruído”, com a fadista murtoseira Argentina Freire e o Grupo EntreCantos.

No domingo, a tenda instalada na Escola Padre António Morais da Fonseca acolherá, pelas 10:00, a Eucaristia de Ação de Graças e à tarde, pelas 14:00, realizar-se-á, no Bico, a regata de barcos moliceiros.

Segundo a Câmara, as iniciativas serão condicionadas ao cumprimento das determinações da Direção-Geral de Saúde.

A Festa do Emigrante tem como objetivo homenagear os emigrantes da Murtosa, num período em que, tradicionalmente, eles regressam à terra-mãe para um período de férias.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.190.383 mortos em todo o mundo, entre mais de 195,8 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente da agência France-Presse.

Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.330 pessoas e foram registados 963.446 casos de infeção, segundo a Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *