Emicida convidado para residência artística na Universidade de Coimbra

Da Redação

O Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra acolhe, entre 25 de julho e 21 de outubro, a residência artística de Leandro Roque de Oliveira, conhecido artisticamente como Emicida.

Segundo a instituição, a presença do autor e performer brasileiro decorre no âmbito das atividade e projetos que o CES coordena, nomeadamente a Universidade Popular Empenho e Arte, o Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Socais e os projetos de investigação KINDER e PARENT, coordenados por Tatiana Moura.

O rapper brasileiro participa de uma agenda diversificada de eventos de que constam palestras, intervenções artísticas, rodas de conversa e entrevistas.

“Tendo em consideração a obra e o impacto público de Emicida, de que pode destacar-se o recente documentário de sua autoria ‘AmarElo – É Tudo Pra Ontem’, a residência artística irá promover uma reflexão e um diálogo transatlântico sobre a relação entre arte, ciência e transformação social” informa o CES.

O convite dirigido a Emicida faz parte de iniciativa piloto da “Residência Artística CES”, uma “cátedra insurgente” proposta em 2021 no âmbito das atividades da Universidade Popular Empenho e Arte (UPEA-CES).

“Com esta proposta pretende-se criar um espaço emblemático de articulação entre investigação desenvolvida no CES e a criação artística com impacto público na promoção dos direitos humanos, na afirmação de vozes e linguagens negligenciadas pela cultura acadêmica e no estreitamento de diálogos com os movimentos sociais na Europa e no Sul global” segundo a universidade.

Pelas redes sociais, Emicida falou aos seguidores sobre a “honra” em participar do projeto na universidade portuguesa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *