Da redação com Lusa
O governo divulgou nesta sexta-feira que Portugal enviou um primeiro lote de 12 mil vacinas contra a covid-19 para apoiar as autoridades são-tomenses no seu plano nacional de vacinação contra a doença, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
As vacinas serão acompanhadas do material necessário para viabilizar a sua administração, incluindo seringas e agulhas, segundo um comunicado publicado no portal diplomático.
Este lote de vacinas chegará à cidade de São Tomé na madrugada de sábado, onde será entregue às competentes autoridades sanitárias são-tomenses, adianta.
Esta doação “insere-se no cumprimento do compromisso político assumido pelo Governo português de disponibilizar pelo menos 5% dos seus lotes de vacinas para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa [PALOP], e inscreve-se na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia covid-19 entre Portugal e os PALOP e Timor-Leste”.
Em maio último, foi enviado um primeiro lote para Cabo Verde, e, um outro, em julho, para Moçambique, sendo este o terceiro lote que Portugal envia.
Ainda durante o mês de julho, seguirão novos lotes de vacinas para Angola, Guiné-Bissau e Timor-Leste, indica a mesma fonte.
Esta ação “é o resultado do esforço conjunto” do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, da Embaixada de Portugal em São Tomé, do Ministério da Saúde, através da Direção-Geral de Saúde, da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Iinfarmed) e da ‘Task Force’ do Plano Nacional de Vacinação contra a covid-19 em Portugal.
São Tomé e Príncipe registrou 2.387 casos e 37 óbitos devido à covid-19.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 4.013.756 mortos em todo o mundo, resultantes de mais de 185,5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o balanço mais recente feito pela agência France-Presse.
Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.142 pessoas e foram registados 902.489 casos de infeção, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, uma cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em países como o Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.
Neste dia 09, o ministro português Augusto Santos Silva esteve em encontro bilateral com sua homóloga timorense, Adaljiza Magno, quando destacou os laços singulares de proximidade entre Portugal e TimorLeste, confirmando a entrega do primeiro lote de vacinas para o país também.
Na sequência da reunião, o Ministro anunciou a entrega nas próximas semanas do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 doadas por Portugal a #TimorLeste. 🇵🇹🤝🇹🇱 pic.twitter.com/v88VhNunDk
— N Estrangeiros PT (@nestrangeiro_pt) July 9, 2021