Dirigentes da IURD em Angola acusados de lavagem de dinheiro e associação criminosa

FOTO AMPE ROGÉRIO / LUSA

Da Redação
Com Lusa

Quatro dirigentes da ala brasileira da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) em Angola, incluindo o ex-representante máximo, Honorilton da Costa, são acusados dos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa, informou o Serviço de Investigação Criminal (SIC).

Entre os acusados estão ainda o ex-diretor da Record TV Africa, Fernando Henrique Teixeira, o bispo António Correia da Silva e o pastor Valdir Sousa dos Santos.

Segundo o comunicado do SIC, o processo resulta das denúncias subscritas por mais de 300 membros da IURD, incluindo bispos e pastores, recebidas a 03 de dezembro de 2019, que deram origem à abertura de um processo-crime, tendo sido agora deduzida acusação contra os quatro arguidos.

O processo foi remetido ao Ministério Público, que “depois da análise e prática de atos processuais subsequentes, remeteu o processo a Juízo”, no dia 05 de maio.

Já em abril, o governo angolano anunciou suspender a atividade da rede Record, bem como jornais, revistas, ‘sites’ e rádios sem atividade efetiva nos últimos dois anos após detetar “inconformidades legais”.

Na altura, sete pastores brasileiros da Igreja Universal foram notificados pelos serviços de migração angolanos para abandonarem o país no prazo de oito dias.

E em setembro do ano passado, a justiça angolana ordenou o fechamento e apreensão de todos os templos da IURD em Angola.

De acordo com informações do jornal Angola 24Horas, os dirigentes brasileiros e angolanos da IURD já se “degladiaram em praça pública”, com acusações mútuas de serem criminosos.

“Os pastores e bispos da ala angolana, liderada por Valente Luis Bezerra, dizem que é apenas uma questão de tempo antes da IURD em Angola ser definitivamente liderada e de forma autônoma pela direção angolana” afirma o jornal, assegurando que bispos angolanos querem uma gestão autônoma do restante da igreja no Brasil.

1 comentário em “Dirigentes da IURD em Angola acusados de lavagem de dinheiro e associação criminosa”

  1. Licinio L. Resende

    Essa Tal universal é sem dúvida um CANCER, que surgiu destre uma série de outras. todas usando o nome de “Jesus da Galileia”, como a propria “Católica Apostolica Romana””.. O CULTO E ONGs., de um modo geral, no Brasil, são sentas de impostos e lavam dinheiro, enrriquecem numa velocidade estratosférica, dado a ignorancia de cada lugar onde age.Nada produzem, apenas os componentes e grupelhos levam uma vida de <>> com altissimo nivel de vida, evidentemente porque acham campo fertil, devido principalmente á ignorancia do povo. Outros a estes comparados são os inumeros “”Sindicatos”” outro grupelho de práticas de gatunagem e nada fazem pelo vinculados. Por fim ainda existem outros, que se dizem uteis. Os CRs de todas as profissões regulamentadas.Se os Angolanos os escurraçam, estão no direito deles. Os intrusos entraram no pais deles, para os assaltarem e por sinal infelizmente, mais uma vez gente, que se diz cidadãos do Brasil. Saiem daqui, para fazerem a miséria na casa dos outros. Por tal , criaram um ambiente de certo medo, quando vão de instalar em outro local fora do territorio nacional. Exponho este assunto por conhecimento de causa. Entendo que não seja conveniente, certas verdades expostas, mas são <>, se não gostarem , pelo menos fiquem quietos e engulam o sapo!!!!Extamente, porque de tanto fazerem e mexerem, dessa metamorfose, por fim criaram e alimentaram <>Assim, nada a fazer. O sapo é vosso. Sejam mais condescendentes com os Angolanos. Trabalhem, deixem de os assaltar e os parazitar, senhores bispos e confrarias da nulidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *