Marcelo Rebelo de Sousa reeleito presidente da República Portuguesa

Arquivo, 2021. Foto PR

Mundo Lusíada
Com Lusa

Com 99% na apuração para as eleições presidenciais deste domingo, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa está reeleito presidente de Portugal com 60% dos votos. Segundo os dados da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna – Administração Eleitoral, Ana Gomes é segundo candidato mais votado, com 12%.

Até o momento, no estrangeiro Marcelo Rebelo alcançava 52% dos votos, vencendo na grande maioria dos países do continente europeu onde existem eleitores portugueses, e também no Brasil o presidente foi reeleito com 74% dos votos. Com todos os 10 consulados apurados segundo dados do Ministério da Administração Interna, 2.926 luso-brasileiros participaram das eleições num universo de 250 mil inscritos.

Já em Portugal, foi reeleito para o cargo liderando a votação em todos os concelhos do país, com 11 concelhos por apurar, algo que a manter-se será a primeira vez em que um candidato presidencial consegue tal feito.

À RTP, Marcelo Rebelo de Sousa falou em sua casa, em Cascais, sobre a sua reeleição, declarando que “as circunstâncias mudam, mas a pessoa é a mesma”. Depois da notícia confirmada, Marcelo Rebelo de Sousa considerou que “É muito difícil estar agora a prever como é o segundo mandato”.

“Só começa dia 09 de março. Temos de esperar para ver. Serão cinco anos todos eles muito diferentes entre si, como foram os do primeiro mandato. A pessoa é a mesma. As circunstâncias mudam, mas a pessoa é a mesma”, acrescentou, filmado no interior da sua casa.

Assembleia parabeniza

O presidente da Assembleia da República saudou Marcelo Rebelo de Sousa pela sua reeleição para as funções de chefe de Estado, afirmando que se empenhará no aprofundamento da cooperação institucional entre os dois órgãos de soberania.

Na mensagem de felicitações que transmitiu a Marcelo Rebelo de Sousa, Ferro Rodrigues observou que o resultado eleitoral obtido pelo atual Presidente da República foi superior ao que alcançou há cinco anos, o que demonstra “a renovada confiança” que nele “depositam as portuguesas e os portugueses para um segundo mandato”.

O presidente da Assembleia da República transmitiu também ao Presidente da República eleito “o seu empenho pessoal em aprofundar a cooperação entre os dois órgãos de soberania, sobretudo no momento difícil que o país atravessa, em que esta assume ainda maior relevância”.

Ferro Rodrigues considerou ainda que será uma “honra conferir posse, pela segunda vez, ao cidadão Marcelo Rebelo de Sousa no cargo de Presidente da República”.

“O presidente da Assembleia da República saúda os restantes candidatos pelo seu exemplo democrático e de cidadania, agradecendo o debate de ideias e de projetos que proporcionaram ao longo dos últimos meses, mobilizando o país para as eleições presidenciais que hoje se realizaram”, refere-se depois na nota enviada à agência Lusa pelo gabinete do antigo secretário-geral do PS.

Ferro Rodrigues elogiou igualmente “as portuguesas e os portugueses pela participação no ato eleitoral, em condições tão exigentes”, destacando a forma “tranquila e segura como decorreu o processo de votação em todo o território nacional”.

Em nome do parlamento português, o presidente da Assembleia da República agradeceu ainda aos “membros das mesas de voto e a todos quantos estiveram envolvidos na sua organização, muito em especial aos autarcas – de freguesia e municipais – de todo o país”.

Também o primeiro-ministro português felicitou o presidente reeleito através de mensagem no twitter:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *