Por Emídio Tavares
A Taça de Portugal teve sua 4° eliminatória realizada na última semana com os seguintes resultados:
11/01 (terça-feira)
Marítimo 2×0 Sporting – vitória merecida do time madeirense, com destaque para Rodrigo Pinho (novo reforço encarnado), que marcou o 1° e fez a assistência para o 2° gol madeirense contra um Sporting que menosprezou o adversário através das mudanças feitas por Rubem Amorim que colocou um time misto em campo pensando que a fatura era certa. Na próxima fase os madeirenses pegarão o Estoril.
12/01 (quarta-feira)
Nacional 2×2 Porto (0x2 na prorrogação) – os dragões abriram o marcador, mas sofreram o gol de empate na sequência, levando a virada no segundo tempo quando logo a seguir o time madeirense teve um jogador expulso num lance polêmico. Faltando 2 minutos para o término do tempo regulamentar o Porto empatou, levando a partida para a prorrogação onde os dragões fizeram mais dois gols e ainda evitaram um gol do Nacional numa defesa de pênalti de Diego Costa. Os dragões enfrentam na próxima fase o Gil Vicente, que empatou por 2 gols no tempo normal com o Acadêmico de Viseu, vencendo na prorrogação.
Estrela da Amadora 0x4 Benfica – ao voltar à sua antiga casa, Jorge Jesus não encontrou dificuldades para bater por 4×0 o Estrela da Amadora, garantindo assim a vaga na próxima fase onde enfrentará o Belenenses SAD.
13/01 (quarta-feira)
Braga 5×0 Torreense – vitória tranquila dos bracarenses que na próxima fase enfrentarão o S.Clara.
14/01 (quinta)
Fafe 2×2 Belenenses SAD (0x1 na prorrogação) – os anfitriões chegaram a fazer 2×0, mas permitiram o empate do Belenenses a menos de 2 minutos do término do tempo regulamentar, o que levou a partida à prorrogação onde a equipe do Restelo conseguiu o gol da virada que garantiu vaga na próxima fase onde enfrentará o Benfica.
As quartas de final serão disputadas em partida única (27 a 29 de janeiro), já as semifinais serão em jogos de ida (09 a 11 de fevereiro) e volta (02 a 04 de março), com os vencedores das partidas abaixo se enfrentando:
(Braga/S.Clara) x (Gil Vicente/Porto)
(Marítimo/Estoril) x (Benfica/Belenenses SAD)
TAÇA DA LIGA
A SIC comprou os direitos de transmissão da “Final-Four” da Taça da Liga onde se enfrentaram Porto x Sporting às 19:45h do dia 19 e Benfica x Braga no mesmo horário no dia seguinte, com os vencedores disputando a grande final no próximo dia 23 em Leiria.
Nesta terça-feira, porém, o Benfica cancelou a conferência de imprensa do treinador Jorge Jesus, de antevisão à meia-final da Taça da Liga de futebol, devido ao número de casos de infeção pelo novo coronavírus na equipa.
“No seguimento do número de casos detetados nos últimos testes realizados no Benfica Campus, e com o intuito de restringir os contatos sociais no centro de estágio, o Benfica cancela a conferência de imprensa marcada para as 14:00”, lê-se no comunicado dos ‘encarnados’.
O treinador do Benfica, Jorge Jesus, tinha agendada para hoje, no Seixal, a antevisão ao embate com o Sporting de Braga, marcado para quarta-feira, em Leiria.
Nesta manhã, o Benfica informou da detecção de 17 novos casos de infecção pelo coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, nos testes realizados no sábado, aguardando uma decisão da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a participação da equipa de futebol nas competições.
SUPERLIGA PORTUGUESA
A 14° jornada começou na sexta-feira com os seguintes jogos:
Sexta-feira (15/01)
Sporting 1×1 Rio Ave (18:30h) – jogando em seus domínios o Sporting, apesar de ter aberto o marcador, deu espaço ao Rio Ave e sofreu o empate, perdendo dois pontos preciosos.
Porto 1×1 Benfica (21:00h) – sem contar com Otávio contaminado pela Covid, o Porto recebeu o Benfica (que também teve 3 baixas pela pandemia, só que de membros da comissão técnica), numa partida extremamente violenta onde o Benfica teve ligeiro domínio, abrindo o marcador aos 17 minutos com Grimaldo, mas sofrendo o empate na sequência, com um gol de Taremi aos 25. O resultado persistiu até o apito final e Taremi, por entrada violenta em Otamendi, acabou sendo expulso no tempo complementar deixando o Porto com apenas dez elementos em campo por quase meia hora.
Sábado (16/01)
Paços de Ferreira 2×0 Braga (15:30h)
Tondela 3×1 Boavista (20:30h)
Domingo (17/01)
Nacional 0x1 Moreirense (15:00h)
S.Clara 1×2 Famalicão (17:30h)
Gil Vicente 0x1 Marítimo (20:00h)
V.Guimarães x Farense – Transferido para 17/02 devido à falta de condições do gramado (presença de muito gelo).
A jornada só termina nessa segunda-feira (18/01), com o Portimonense recebendo às 20:15h o Belenenses SAD.
ÚLTIMAS NOTICIAS
Braga
Depois de ter perdido a final da Taça da Liga há uma semana para o mesmo Benfica, a equipe feminina do Braga deu o troco nas encarnadas na terça-feira (12/01) vencendo a decisão da Taça de Portugal por 3×1, a 1° da sua história.
Sporting
A COVID chegou a Alvalade e contaminou 3 jogadores leoninos: Neto, Nuno Mendes e Sporar.
Portugueses pelo mundo
Depois de vencer a partida de ida da semifinal da Libertadores por 3×0 na Argentina, o Palmeiras de Abel Ferreira sofreu muito na terça-feira (12/01) para garantir vaga na final, sofrendo 2 gols no 1° tempo, mais um no inicio do 2° tempo e que foi anulado por fora de jogo, além de ter duas penalidades máximas assinaladas contra si e anuladas pelo VAR, tudo isso mesmo com um homem a mais por pelo menos 30 minutos devido à expulsão de um jogador do River. Ainda assim o 2×0 garantiu o Palmeiras na grande final pela 5° vez na sua história e 21 anos após a sua última conquista.