O presidente da Casa, José Manuel Dias Bittencourt, Manuel Roque – conselheiro vitalício, Antonio Freixo, diretor da Casa, Thiago Menegocci – Conselheiro Fiscal, e Dr. Felipe Gouveia Vieira – Presidente do Conselho Deliberativo.
Da Redação
Em plena pandemia, e sem possibilidades de realização de festas, a Casa Ilha da Madeira de São Paulo, uma das maiores casas regionais de origem madeirense da diáspora, fez uma live e publicou o vídeo em seu canal do Youtube em 1º de julho, mostrando como foi a comemoração de seu aniversário de fundação de 51 anos. A data também marcou o Dia das Comunidades Madeirenses e Dia da Região Autônoma da Madeira.
Uma das mais tradicionais entidades luso brasileiras, a Casa Ilha da Madeira foi criada como “Sociedade Amigos Ilha da Madeira”, uma sociedade civil, cultural, beneficente e recreativa, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica própria para divulgação dos costumes das tradições, da cultura e do folclore da Ilha da Madeira, e para maior contato social entre madeirenses de São Paulo, na qual também se denominaria como nome fantasia “Casa ilha da Madeira”. Para tanto foi alugado um imóvel, na Rua Voluntária da Pátria, para que fosse instalada a Sociedade, para uso da Diretoria e do Grupo Folclórico e para suas festas típicas.
A partir deste 15 de junho de 1969, a Casa Ilha da Madeira de São Paulo teve como fundadores os ex-presidentes Jaime de Nobrega, João da Cruz Nobrega Correia, César Rosa, Francisco Evaristo Teixeira, José Rufino Teixeira, Adriano de Gouveia Gaules, Samuel Jardim e o atual presidente José Manuel Dias Bettencourt, que resolveu vários problemas de receitas tendo atualmente uma situação econômica considerada boa, mesmo com as atuais dificuldades.
51 anos depois daquele início, José Manuel Dias Bittencourt – o atual presidente da diretoria (desde 2008 em sua segunda passagem) e o Dr. Felipe Gouveia Vieira – atual Presidente do Conselho Deliberativo da entidade, falaram para cumprimentar conterrâneos e amigos “online” além dos poucos presentes (por conta da impossibilidade de aglomeração) que degustaram o sempre suculento churrasco, o qual aliás, esteve sob os cuidados do Dr. Felipe Vieira.
O presidente Bittencourt (segundo registros do vídeo) falou neste dia com seus conterrâneos madeirenses em diferentes partes como Canadá, Inglaterra, Reino Unido, Estados Unidos, além de Portugal onde falou com o deputado Dr. Paulo Porto do PS, eleito pelo Círculo de Fora da Europa, e que continua com estreita ligação à Casa Ilha da Madeira, de onde é oriundo, eles ainda falaram com o presidente da Casa da Madeira de Santos, Fernando Ribeiro Pereira, marcando assim um dia até bem movimentado em termos de data comemorativa.
José Manuel Dias Bittencourt também mandou um cumprimento especial ao saudoso ex-presidente da Ilha da Madeira, Alberto João Jardim elogiando muito o que ele fez pela “Pérola do Atlântico” e cumprimentou também o atual presidente Miguel Albuquerque.
A data também marcou com uma “live” do pessoal do folclore da Casa, com direito a passeio pela Ilha da Madeira através de imagens, músicas e danças.
Segundo o presidente do Conselho Deliberativo, Dr. Felipe Gouveia Vieira, há uma previsão para que a casa retorne aos seus eventos no final de setembro com a “Festa da Primavera”, que seria então umas das primeiras festas do retorno pós-epidemia. Ainda segundo ele, mesmo diante das dificuldades causadas pela pandemia, de suspensão de festas e sem aluguel dos salões, como da quadra poli esportiva, ainda assim a Casa Ilha da Madeira conseguiu manter seu quadro de funcionários, não teve nenhuma demissão e a casa mantém suas contas em dia.