Pelo menos 13 milhões na América Latina fizeram suas primeiras compras online este ano

13 milhões de portadores de cartões da América Latina e Caribe fizeram suas primeiras compras online no primeiro trimestre de 2020. O comportamento do consumidor tem mudado durante a pandemia priorizando itens de saúde, higiene e segurança

Da Redação

O comportamento do consumidor da América Latina e Caribe está mudando perceptivelmente em resposta à pandemia da COVID-19, favorecendo as transações de e-commerce e as tecnologias de pagamento por aproximação.

Entre janeiro e março, mais de 13 milhões somente de portadores de cartão Visa da América Latina e Caribe fizeram sua primeira transação de e-commerce ou fizeram esse tipo transação depois de uma pausa de mais de 15 meses.

Segundo a bandeira, dois em dez portadores de cartões ativos no e-commerce, entre janeiro e março de 2020, são novos no segmento, representando até 14% do total de contas Visa ativas em mercados importantes no período.

Embora o impacto total da COVID-19 na penetração do e-commerce na América Latina ainda não esteja totalmente claro, os primeiros sinais destacam que o consumidor está migrando seus gastos para o comércio online.

Segundo estudo da Visa, embora estejam comprando muitos itens essenciais online, a maioria dos consumidores da região LAC sentem que certos tipos de compra exigem uma visita pessoal às lojas físicas, onde o pagamento por aproximação está se tornando o método preferencial. O número de cartões de pagamento por aproximação ativos da Visa triplicou no ano passado na região.

No Brasil, o pagamento por aproximação alcançou o marco de 7 milhões de transações mensais Visa em dezembro de 2019, de acordo com a Visa Consulting & Analytics. Esse crescimento tem sido exponencial desde então, quando comparados os meses de março de 2019 com março de 2020, o crescimento do uso de cartões Visa com pagamento por aproximação no país foi cinco vezes maior de um ano para outro.

Voltando à pesquisa de LAC, realizada com consumidores no mês de abril em sete mercados da região, concluiu que o e-commerce e as experiências de pagamento por aproximação são vistos como opções mais seguras e saudáveis durante a pandemia.

“Os consumidores só mudam sua forma de comprar e pagar quando veem valor em fazê-lo. A pandemia mostrou rapidamente os benefícios do e-commerce e do pagamento por aproximação, influenciando o comportamento do consumidor no momento em que saúde, segurança e higiene são suas prioridades, seja em casa ou quando precisa sair para fazer compras”, diz Vanesa Meyer, head de Inovação e Design da Visa América Latina e Caribe.

O estudo pesquisou 400 consumidores na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, Peru e México para explorar os efeitos da pandemia nas atitudes e percepções do consumidor em relação aos seus pagamentos e gastos na América Latina e Caribe durante a pandemia.

O dinheiro é substituído à medida que a COVID-19 acelera as tendências de compra

Embora seja uma região onde a economia é tradicionalmente movimentada em dinheiro, a pandemia fez com que os pagamentos digitais e as compras online se tornassem um elemento mais frequente na vida das pessoas, acelerando a substituição do dinheiro em espécie ao mesmo tempo em que a tecnologia de pagamento por aproximação conquista a preferência de mais consumidores.

Os pagamentos digitais têm sido o método preferencial de compra. Nos últimos três meses, os cartões de débito foram o método de pagamento preferido 72% das vezes, seguido do cartão de crédito (63%) e, por fim, o dinheiro (44%).

Os consumidores estão entendendo que comprar online é seguro (39% disseram que ‘evitar contato’ foi o critério para comprar online), mas só 26% dos pesquisados consideram essa a forma mais prática de comprar produtos e serviços.

Os consumidores da pesquisa compartilharam o que mudou em seus gastos: 59% estão comprando mais produtos de limpeza para a casa e 47% estão comprando mais serviços de streaming, se comparado ao consumo antes da pandemia.

Os aspectos qualitativos da pesquisa trouxeram insights a respeito dos humores dos consumidores indicando, por exemplo, que eles consideram as transações com cartão mais higiênicas e temem que o dinheiro esteja contaminado com o vírus da COVID-19. Mesmo quando usam cartões, eles se sentem inseguros em tocar nos terminais ou entregar os plásticos ao caixa ou entregador, o que os leva a preferir o pagamento por aproximação.

O crescimento do e-commerce e do pagamento por aproximação na América Latina e Caribe reflete as tendências globais identificadas pela Visa. Segundo o 2019 Global Commerce Unbound Report da Visa, mais de 50% dos fatores que influenciam a escolha do pagamento têm a ver com necessidades centradas no ser humano, como controle, conveniência, simplicidade e personalização.

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