Da Redação
Com Lusa
O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, recusou neste domingo que o folclore seja “um aspecto menor da cultura portuguesa” e reconheceu o “empenhamento autárquico e associativo” nesse domínio, assinalando assim o Dia Nacional do Folclore Português.
“Em primeiro lugar estou consciente de que o folclore não é, como por vezes se insinua, um aspeto menor da cultura portuguesa, mas que, nas suas manifestações mais antigas ou mais genuínas, representa o melhor de uma cultura no seu enraizamento local e identitário”, diz Marcelo Rebelo de Sousa numa mensagem publicada pela Presidência da República.
O Presidente da República sublinha também o “empenhamento autárquico e associativo, bem como as investigações etnográficas e a militância patrimonial que envolvem tantos indivíduos e instituições”.
“Do meu interesse e atenção, poderei continuar a dar grato testemunho em condições que sejam, em breve, mais favoráveis à proximidade social e cultural”, finalizou.
De acordo com a Constituição da República Portuguesa, nos termos do nº 5 do artigo 166º, ficou instituído que o último domingo do mês de Maio é o Dia Nacional do Folclore Português.
Diversos folcloristas e integrantes da comunidade portuguesa assinalaram a data em suas redes sociais, com trajes e danças folclóricas.