Da Redação
Em comemoração ao Dia Mundial da Língua Portuguesa, no dia 5 de maio, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) libera, gratuitamente, parte do conteúdo do livro da Turma da Mônica, Uma viagem a Portugal, lançado em 2017, pela editora Imeph.
Em formato flipbook promocional, com 20 ilustrações e 34 verbetes, o livro faz uma viagem às terras portuguesas, onde a criança aprende um pouco mais da cultura e língua do país. Alfacinha, descolagem, malta, sumo e tripeiro são apenas algumas das palavras do português europeu, inseridas no livro com seus respectivos significados.
A data foi recriada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em novembro de 2019. Anteriormente referida como Dia Internacional da Língua Portuguesa, que passa a ser mundial, era celebrada entre os países integrantes da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), entretanto, de forma bastante protocolar.
Com a alteração, a expectativa é que a data, apoiada pela Unesco, tenha um conceito mais leve e com maior impacto ao redor do mundo, através da representatividade da cultura dos países lusófonos.
Com a finalidade de celebrar a data e incentivar a leitura e conhecimento das crianças sobre a cultura por trás do idioma, a iniciativa da Mauricio de Sousa Produções conta com o apoio do Consulado de Portugal, em São Paulo, e a Frente de Apoio ao Dia Mundial da Língua Portuguesa.
O livro, faz com que a criançada viaje na imaginação e conheça a cultura do país, por meio de António Alfacinha, personagem português criado por Mauricio em 2007. O exemplar já está disponível para leitura por meio do link >>
O livro, idealizado em conjunto com o autor brasileiro José Santos, possui uma versão física e mais completa, disponível na editora IMEPH, pelo e-mail [email protected] ou na livraria Book2, que faz impressões sob demanda e envia pelo correio. Na íntegra, possui 13 capítulos e conta com mais de 250 verbetes da língua portuguesa.
O exemplar faz parte de uma coleção de três livros da turminha, sobre a América Latina e Portugal. O terceiro livro, Uma viagem pelos países de língua portuguesa, tem previsão para lançamento no mês de junho.
Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir mais de três mil itens, com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.
José Santos nasceu em uma família de origem portuguesa, em Santana do Deserto, interior de Minas Gerais. Começou a escrever para crianças depois do nascimento de seus filhos, Jonas e Miguel. De lá para cá, publicou várias obras de poesia e de prosa, com temas variados: folclore, terror, moda, astronomia, futebol, fábulas e música. Em 2009, fez sua primeira viagem de pesquisa a Portugal, se envolvendo com a língua e a cultura popular portuguesa. Anotou num caderninho as muitas palavras do cotidiano, que ele não conhecia e isso se tornou o embrião desta publicação.