Da Redação
Com EBC
Os 453 blocos levaram às ruas 7,082 milhões de foliões no Carnaval do Rio de Janeiro, segundo balanço divulgado neste dia 2 pela prefeitura do Rio. Os desfiles que reuniram mais foliões foram o Fervo da Lud, com 1 milhão de pessoas, o Bola Preta, com 630 mil, e o Bangalafumenga, com 500 mil. Os seis dias de desfile no Sambódromo receberam 273,5 mil pessoas.
Os 77 palcos com apresentação musical pela cidade, além de outros locais com bailes populares, reuniram mais 3 milhões de pessoas, totalizando 10,63 milhões de foliões. “Não tivemos nenhum incidente grave nos blocos”, informou o presidente da Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur), Marcelo Alves.
Marcelo Alves disse que a capital fluminense recebeu 2,1 milhões de turistas, ante 1,6 milhão no ano passado. O carnaval movimentou R$ 4 bilhões na economia do Rio. Segundo ele, a ocupação hoteleira ficou em média em 93% e, em algumas regiões, chegou próximo à 100% na semana do carnaval. Dentre os hóspedes, 77% eram brasileiros e 23% estrangeiros.
As barreiras de segurança montadas na entrada dos megablocos apreenderam 1.908 garrafas de vidro, 252 facas, 27 estiletes, 30 canivetes, 18 armas de brinquedo, duas de choque e 23 chaves de fenda. Foram registrados oito furtos nos megablocos, contra 110 ocorrências no ano passado. “Foi um carnaval de segurança. Com as barreiras de segurança, diminuímos em 90% os furtos dentro dos megablocos”, disse o secretário de Envelhecimento Saudável, Qualidade de Vida e Eventos do Rio, Felipe Michel.
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) recolheu ao todo 709 toneladas de resíduos. Os seis dias de desfiles na Marquês de Sapucaí geraram 332,5 toneladas de resíduos, sendo 258,1 toneladas na parte interna, 62,8 na parte externa e entorno, incluindo o Terreirão do Samba, e 11,6 de materiais potencialmente recicláveis. Durante todo o período de carnaval, foram recolhidas 119,4 toneladas de lixo dos blocos.
Em SP
No Balanço do carnaval de São Paulo divulgado nesta segunda-feira pela prefeitura, 15 milhões de pessoas participaram de blocos de rua na capital paulista. Com isso, a arrecadação da Receita deve superar R$ 2 bilhões. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, mais de 800 blocos desfilaram nos últimos 20 dias.
No domingo (1º), último dia da folia paulista, 67 desfiles percorreram as vias da cidade. Desde o pré-carnaval até este domingo, 575 blocos divertiram o público com ritmos como samba, axé, funk, pagode e paródias, além das tradicionais marchinhas do período governado pelo Rei Momo.
No total, desfilaram 615 blocos na cidade.
A prefeitura realizou 3710 atendimentos médicos durante os desfiles dos blocos pela cidade durante os 15 dias de folia.
O Ppano médico organizados pelo órgão deu resolução a 100% dos agravos de saúde relacionados à festa.
Desde o início do Carnaval de Rua 2020 até este domingo, 550 profissionais prestaram assistência à população.