Mundo Lusíada
O presidente Jair Bolsonaro desembarcou nesta segunda-feira (21) em Tóquio, no Japão, onde começa a sua viagem por cinco países da Ásia e Oriente Médio.
Antes, fez uma escala em Lisboa, e segundo o jornal Estadão, aproveitou para deixar uma mensagem de apoio ao reeleito governo de Portugal, liderado pelo socialista Antonio Costa.
Segundo o jornal, Bolsonaro assinou uma carta parabenizando o primeiro-ministro pela reeleição. O presidente brasileiro aparece em fotos assinando o texto ao lado do ministro do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno, e do assessor especial da Presidência, Filipe Martins.
O documento foi entregue a diplomatas locais, e sinaliza um sinal de amizade e relação bilateral entre os dois países, segundo uma fonte citada pelo jornal.
O primeiro-ministro indigitado, António Costa, do Partido Socialista, apresentou nesta segunda-feira ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, uma equipe de 50 secretários de Estado para o XXII Governo Constitucional.
As legislativas de 06 de outubro foram ganhas pelo PS com 36,34% dos votos e 108 deputados eleitos, o PSD foi o segundo partido mais votado, com 27,76% dos votos e 79 deputados.
Em setembro, em meio à troca de farpas com o presidente da França, Emmanuel Macron, diante dos incêndios na região amazônica, o primeiro-ministro de Portugal manifestou “a total solidariedade” de Portugal “para com o povo brasileiro, com o Brasil, pela situação dramática” que vivia na floresta.
“O Brasil precisa de solidariedade e não de sanções. O que nós precisamos é que haja intervenção para ajudar a salvar a amazônia, não é aumentar o número de problemas que existem nestas relações entre a Europa e o Brasil”, disse na altura António Costa.
O Primeiro-Ministro ainda considerou que não devia confundir o “drama” vivido na Amazônia com o acordo entre a União Europeia e a Mercosul, salientando ser “um acordo comercial muito importante para a economia portuguesa”.
O ministro dos Negócios Estrangeiros português, que também foi reconduzido ao cargo após as eleições, já havia afirmado que o Acordo de Associação Estratégica entre a União Europeia e o Mercosul é o “mais importante acordo comercial alguma vez celebrado”, considerando Portugal um dos principais beneficiários.
Durante essa viagem, Bolsonaro terá uma reunião bilateral com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, além do encontro privado que terá com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.
“Teremos umas bilaterais no dia de amanhã, o mundo todo está interessado na gente, estamos reconquistando a confiança do mundo” disse Bolsonaro à imprensa na chegada a Tóquio.