Da Redação
Para se representar na 47ª edição da ABAV Expo, que acontece entre 25 e 27 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo, Portugal escolheu levar para o espaço um ícone do país. Durante os três dias da feira, uma réplica do tradicional elétrico, o bondinho “Prazeres 28” atrai a atenção do público e de profissionais do turismo.
Para esta edição, o país que está na preferência de destinos de férias dos brasileiros, traz 19 representantes entre expositores, regiões portuguesas e a companhia aérea TAP.
“As ações que Portugal desenvolveu no Brasil mostram que continuamos a crescer e a atrair a atenção dos brasileiros. Na ABAV, reforçamos ainda mais o nosso trabalho no mercado. Nosso objetivo é, em parceria com o trade, desenvolver uma oferta cada vez mais diferenciada do país, melhorar a distribuição e segmentação de produto. Vivemos um momento único como destino e queremos compartilhar nosso país com todos”, destaca Bernardo Cardoso, Diretor do Turismo de Portugal no Brasil.
As regiões presentes este ano no espaço de Portugal são Alentejo, Centro de Portugal e Porto e norte. Alentejo, terra de cidades como Elvas, classificada Patrimônio Mundial pela Unesco, assim como Évora, que é sempre reconhecida por sua cultura e a espiritualidade.
Já o Centro de Portugal, com outros inúmeros lugares de distinção pela Unesco, há montanhas e aldeias tradicionais, o litoral com povoados pitorescos e praias cosmopolitas que exibem orgulhosamente a história da região. Por fim, Porto e Norte, região que os portugueses começaram enquanto povo e nação, conhecida pelo vinho, as montanhas de seu interior e a história de suas vilas.
Entre as regiões não presentes, mas que o Turismo de Portugal destaca na feira este ano ainda está o destino de Madeira, que foi declarada, pela sexta vez, o melhor destino insular europeu pelo WTA este ano e o arquipélago de Açores, reconhecido pelas famosas ilhas e a gastronomia com o típico “Cozido das Furnas”, na Ilha de São Miguel. Ambas com grande apelo no mercado e que os brasileiros sempre se surpreendem ao visitar.
Portugal chegou ao histórico número de 22,8 milhões de turistas estrangeiros em 2018. Os números divulgados pelo INE (Instituto Nacional de Estatística) revelam que o aumento foi de 7,5% em comparação com o ano anterior.
O Brasil também registrou número recorde e foi responsável por enviar mais de 1,2 milhão de turistas no ano passado, ficando em quinto no ranking mundial, representando um aumento de mais de 13% frente a 2017.
Em julho, o turismo em Portugal cresceu 20% no número de brasileiros, na comparação com o mesmo período do ano passado. São 140 mil brasileiros que visitaram o país no mês, ou seja, uma média de 4,5 mil brasileiros por dia que visitam o país.
Os dados fechados do ano passado, juntamente com os divulgados recentemente, confirmam que o Brasil continua sendo um mercado estratégico para o turismo português, com potencial crescimento.
Alentejo no Brasil
A agência de promoção da região do Alentejo chega ao Brasil com otimismo para o próximo ano. O primeiro semestre de 2019 registrou um crescimento de 16,7% no número de hóspedes brasileiros em relação ao mesmo período do ano passado. Os pernoites apresentaram um crescimento ainda mais expressivo, de 29,8%. Isso consolida o Brasil como o segundo maior emissor de turistas do mundo para o Alentejo, atrás apenas da Espanha.
“Nossas expectativas são as melhores. Observamos que os viajantes brasileiros procuram cada vez mais o Alentejo, e com isso vamos ajustando nossos esforços de divulgação no país”, afirma Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo. “Temos centrado nossas estratégias no estado de São Paulo, mas de forma segura e gradual estamos apostando também em estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná”, completa o executivo.
Em 2019, a região teve diversas inaugurações apelativas para os turistas brasileiros, como os hotéis Quinta da Comporta, um estabelecimento focado em bem-estar e contato com a natureza em um dos melhores destinos de veraneio do país e o Vila Galé Elvas, instalado em um edifício histórico em uma cidade que é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
2019 também contou com a inauguração de novas praias fluviais, como a de Reguengos de Monsaraz, Mourão e Amieira, todas às margens do Lago Alqueva, o maior lago artificial da Europa, além do lançamento dos Caminhos de Santiago pelo Alentejo e novas trilhas da Rota Vicentina, que reúne percursos para caminhada, trekking e ciclismo no oeste da região.
No quesito enoturismo, a região, que é uma das principais produtoras de vinho de Portugal, teve um ano seco que antecipou a colheita das uvas, e tem previsão de um aumento de 5 a 10% na quantidade de vinhos produzidos, que também devem ser de uma qualidade superior.
Ainda este ano, o L’AND of Alandroal, um hotel exclusivo, focado em lifestyle e com apenas 24 suítes, deve começar a receber hóspedes, e o Otto Fish Restaurant, um estabelecimento com a assinatura do conhecido chef argentino Chacall, abrirá as portas em Santo André, no litoral da região.
Em 2020 também haverá diversas aberturas, como o Palácio do Sal, um quatro estrelas em Alcácer do Sal, e o Vila Galé Alter do Chão, um hotel também de quatro estrelas que prestará homenagem aos cavalos da raça puro-sangue lusitano. Além disso, o Convento do Carmo, na cidade de Moura, deverá ser transformado em um hotel de categoria superior pelos mesmos proprietários do Convento do Espinheiro, uma unidade hoteleira renomada da região.
Durante a ABAV Expo, o Turismo do Alentejo realiza diversas ações de capacitação do destino, evidenciando o que a região tem a oferecer aos viajantes brasileiros. Os representantes também devem se reunir com líderes das comunidades judaicas e evangélicas de São Paulo para buscar formas de desenvolver o turismo religioso pela região.