Da Redação
Nesta quarta-feira, dia 11 de setembro, às 14h30, acontece a abertura do seminário ‘Portugueses em busca de novos mundos – A epopeia de Fernão de Magalhães’, promovido pela Cátedra Jaime Cortesão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
O seminário tem como objetivo revisitar a historiografia dos descobrimentos portugueses; ampliar os estudos sobre o período, com ênfase nas questões de conhecimentos, técnicas, natureza e narrativas; e divulgar, para público amplo, os avanços recentes no campo da história das navegações e da cartografia.
O evento será realizado até o dia 12 de setembro, às 18h, e terá a participação de pesquisadores da USP e de outras universidades brasileiras, além de participantes do Chile e Portugal.
A participação é gratuita, aberta aos interessados em geral, sem necessidade de inscrição prévia.
O projeto de Fernão de Magalhães, navegador português, executado sob a Coroa da Espanha, foi a mais ousada e transformadora viagem daqueles tempos, defende a universidade.
De 1519 a 1522, a expedição percorreu oceanos, visitou terras, revelando populações e culturas até então desconhecidas. A descoberta de uma passagem entre o Atlântico e o Pacífico ao sul da América do Sul, permitiu a redefinição da dominação e dos acordos entre as coroas ibéricas.