Mundo Lusíada
Para facilitar a conquista do mercado chinês, a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal assinou nesta quinta-feira um acordo de desenvolvimento estratégico com o Alibaba Group.
O acordo vai possibilitar a integração de mais PME portuguesas no ecossistema da Alibaba, através de ações de sensibilização e formação, entre outras ações.
“Acreditamos que o crescimento do E-Commerce será uma das principais tendências que marcarão os próximos anos e deverá ser encarada como a prioridade para as empresas que pretendem destacar os seus produtos, especialmente as PME” defende o presidente da AICEP, Luís Castro Henriques.
Segundo ele, o e-commerce não é só uma alternativa ao comércio tradicional, mas deve ser encarado como uma “evolução necessária” para as empresas.
“Por esta razão, a AICEP lançou recentemente novas iniciativas, para apoiar e capacitar as empresas a exportarem online, incluindo esta parceria importante com o Alibaba” disse.
O Alibaba Group é um parceiro que pretende trazer, de acordo com o governo português, oportunidades de negócio.
“Com esta cooperação, esperamos promover mais a internacionalização das empresas portuguesas e, consequentemente, contribuir para o aumento das exportações em Portugal” afirma.
O acordo foi fechado na conferência “A porta de entrada para as empresas portuguesas na China: e-commerce, tecnologia e inovação”, realizada em parceria com o Alibaba Group e o Millennium BCP, em 29 de novembro no Museu do Oriente, em Lisboa.
A conferência apresentou o grupo às empresas portuguesas e suas plataformas para o acesso ao mercado chinês e o envolvimento com os consumidores chineses.
Representantes das diversas plataformas do grupo estiveram em Portugal para apresentar as oportunidades que existem para as empresas portuguesas no e-commerce, nos pagamentos inteligentes, viagens e turismo, Cloud Services e outros serviços inovadores.
Também o Business Development Manager Portugal e Espanha das plataformas Tmall, Tmall Global, TDI e CIP apresentaram as oportunidades para as empresas exportadoras e empresas de comércio eletrónico no âmbito destas plataformas.
Foram também apresentadas oportunidades para operadores turísticos, cadeias de hotéis e empresas relacionadas ao turismo, através da apresentação do diretor do Alitrip-Figgy, uma das principais plataformas de reservas de viagens online da China.