Da Redação
Foi assinado, paralelo ao 4º Diálogo de Alto Nível de Industria-Ciência-Governo, que decorreu eu Las Palmas, nas Ilhas Canárias, um conjunto de memorandos de entendimento e declarações de intenção no sentido de estabelecer parcerias para instalação do Centro Internacional de Investigação dos Açores (AIR Centre).
As colaborações envolvem governos dos países fundadores do AIR Centre, agências espaciais, organizações de investigação científica nas áreas do espaço, oceanos, clima, instituições de ensino superior e outras entidades que, nos últimos 30 meses, têm desenvolvido esforços significativos para a fundação e a implementação do AIR Centre.
Os memorados de entendimento e as declarações de intenção, agora assinados, marcam a nova fase de consolidação do AIR Centre como instituição internacional, através do lançamento de novos projetos internacionais integrando tecnologias espaciais e oceânicas.
A lista integra também as parcerias estabelecidas no 3.º Diálogo de Alto Nível de Indústria-Ciência-Governo, realizado em maio em Cabo Verde, sob o tema Implementando o Centro Internacional de Investigação dos Açores.
Neste encontro, foi assinada a Declaração da Praia, que formaliza as iniciativas transversais do Plano de Trabalho de apoio ao desenvolvimento do Programa Científico do AIR Centre, bem como as ações para fortalecer a cultura científica e a colaboração com os parceiros relevantes nas áreas do espaço, oceano e sustentabilidade.
O Brasil também é um dos parceiros do projeto. Os dois encontros anteriores, realizados nos Açores (Portugal) e Florianópolis (Brasil), lançaram as bases para a institucionalização do centro, o que acontece agora durante a reunião em Cabo Verde.
O então ministro brasileiro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, já declarou que o Brasil colocará dinheiro no projeto do Centro de Investigação Internacional do Atlântico (Air Center), que terá sede nos Açores.
“O Brasil vai colocar recursos em projetos e vamos assumir este compromisso a partir da assinatura do memorando de entendimento de cooperação [para implementação do Air Center]. Porém, não dá ainda para dimensionar qual será o valor”, afirmou.
Na fundação do AIR Centre estão envolvidos os governos de Portugal, Brasil, Espanha, Angola, Cabo Verde, Nigéria, Uruguai, São Tomé e Príncipe, juntamente com o Governo regional dos Açores. O Reino Unido e a África do Sul estão como países observadores.