Da Redação
A Câmara Portuguesa de São Paulo comemorou 106 anos de existência com um jantar de gala realizado no último dia 21, e fez homenagem ao empresário português Humberto Pedrosa, presidente do grupo Barraqueiro e um dos donos da TAP.
Pedrosa recebeu o prêmio de “Personalidade do Ano”, distinção entregue anualmente pela entidade com o objetivo homenagear empresários que se notabilizam no fortalecimento das relações de comércio e investimentos entre Brasil e Portugal.
“Sinto-me profundamente honrado e lisonjeado por figurar ao lado de personalidades tão relevantes que já foram distinguidas com o mesmo prêmio no passado”, declarou o homenageado.
Presidente do grupo Barraqueiro, uma das maiores empresas de transportes da Península Ibérica que também opera no Brasil e em Angola, Pedrosa assumiu controle parcial da TAP em 2015, em parceira com o brasileiro David Neeleman, da Azul, por meio do consórcio Atlantic Gateway.
Desde então, a companhia de transporte aéreo português intensificou sua atuação no Brasil, seu maior mercado internacional, sendo a companhia aérea europeia com mais voos operacionais para o país e garantindo a principal ponte aérea entre Brasil e Portugal.
Além de Humberto Pedrosa, estiveram presentes na festa, entre outras personalidades, o Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Nascimento, o Cônsul Geral de Portugal do Rio de Janeiro, Jaime Leitão, e a deputada estadual recém-eleita Valeria Bolsonaro (PSL), além do presidente da Câmara Portuguesa, Miguel Setas, do presidente da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, Nuno Rebelo de Sousa, e outros empresários luso-brasileiros.