Mundo Lusíada
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, afirmou que o terceiro Encontro de Investidores da Diáspora, que vai decorrer no Pavilhão de Exposições e Feiras de Penafiel, deverá registar a maior participação de sempre.
O evento que acontece entre 13 e 15 de dezembro, já conta com cerca de 130 inscrições de participantes vindos de 17 países, segundo divulgou o governo.
No último 25 de outubro, em Penafiel, o secretário fez a apresentação do evento organizado pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID), e pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel.
“Vai ser um encontro que marcará a consolidação da aposta desenvolvida no âmbito do Gabinete de Apoio ao Investimento da Diáspora, que tem na organização destes eventos uma materialização muito concreta e que pode já ser vista como uma aposta ganha”, declarou.
José Luís Carneiro referiu que o Encontro de Investidores da Diáspora possibilita a transmissão de informação relevante sobre os incentivos ao investimento em Portugal, mas será também uma oportunidade para a promoção internacional e atração de investimento para o Tâmega e Sousa.
“Será, ainda, uma ocasião oportuna para que empresários sediados no nosso país encontrem parceiros relevantes, na nossa diáspora, para a internacionalização da sua atividade”, observou.
A apresentação do programa coube à coordenadora do GAID, Luísa Pais Lowe, que referiu que a diáspora portuguesa está “repleta de grandes empreendedores”.
“Estes encontros visam também dar a conhecer os seus percursos de vida e os seus projetos empresariais, que se distinguem pela inovação e pelo sucesso. O objetivo final é que se estabeleçam mais e mais parcerias, e que estas sejam profícuas para os empresários da diáspora e para os empresários que estão em Portugal”, observou.
Luísa Pais Lowe elencou sete painéis temáticos, dos quais consta a participação de 13 membros do Governo e de vários representantes de organismos estatais ligados ao apoio ao investimento, além de representantes do mundo empresarial da diáspora, de autarcas e de elementos da economia social.
Participam da sessão de abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino Aurélio Vieira de Sousa, o Presidente do Conselho Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Armando Silva Mourisco, o Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, entre outros.
Oradores de diversos setores também estão na programação, como da AICEP, Turismo de Portugal, Autoridade Tributária e Aduaneira, Start Up Portugal, Direção Geral do Ensino Superior, Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.; Direção de
Serviços Regional/DGACCP – Gabinetes de Apoio ao Emigrante, Governo Regional dos Açores; Governo Regional da Madeira, e outros.
O presidente da CIM do Tâmega e Sousa e autarca de Cinfães, Armando Mourisco enalteceu a região, que concentra 9% das empresas e 8% das exportações da região norte, vincando setores especialmente importantes como o calçado, o mobiliário ou a construção civil.
Segundo ele, a larga tradição de emigração da região serve para que ela seja já muito conhecida além-fronteiras, graças aos cidadãos que partiram dos concelhos do Tâmega e Sousa rumo ao Brasil, a outros países europeus e a outras parte do Mundo.
O autarca de Penafiel, Antonino de Sousa, agradeceu a confiança do Governo por ter atribuído ao território a organização do evento, mostrando-se convicto de que o mesmo constituíra um momento de afirmação do Tâmega e Sousa, nos contextos nacional e internacional, e uma oportunidade para o território, no sentido de acolher mais investimento empresarial que potencie a sua competitividade.
Já se encontram abertas as inscrições para o III Encontro de Investidores da Diáspora, de 13 a 15 de dezembro, e os interessados podem registar-se através do e-mail: [email protected].