Destaques da Semana: Bruno de Carvalho perde mais uma e vai caindo no ostracismo

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

Bruno de Carvalho perde mais uma e vai caindo no ostracismo

Depois da gestão insana a frente do Sporting e que custou sua destituição, Bruno de Carvalho vai aos poucos perdendo as forças e caindo no esquecimento. Prova disso é que o Tribunal de Justiça Comum de Lisboa indeferiu a providência cautelar interposta pelo ex-dirigente e que objetivava anular a Assembleia Geral que em 23 de junho o destituiu do cargo com 71% dos votos dos associados. Com isso torna-se legítima a eleição do novo presidente leonino.

Sem Espaço No Benfica Luisão Encerra Carreira

Após 15 anos, 2 meses e 2 dias quando foi contratado por 5 milhões de euros junto ao Cruzeiro em agosto de 2003, e tendo feito 538 jogos com a camisa encarnada (venceu 342, empatou 101 e perdeu 95), conquistando 20 títulos (aliás, é o maior vencedor de todos os tempos entre os jogadores que passaram pelo Benfica), sendo 6 campeonatos portugueses, 3 Taças de Portugal, 7 Taças da Liga e 4 Supertaças, Luisão resolveu nessa semana por fim a sua carreira por ter perdido espaço na equipe de Rui Vitória. Perante jogadores, equipe técnica, dirigentes, funcionários e familiares, Luisão fez um breve discurso no gramado da Catedral da Luz para agradecer a todos e em especial a Luiz Filipe Vieira (que já anunciou para breve um jogo de despedida no Estádio da Luz, entre o Benfica e uma equipe formada pelos principais jogadores que foram companheiros de Luisão ao longo da carreira). O destaque negativo foi a declaração pouco feliz de Rui Vitória à imprensa sobre a despedida de Luisão, onde embora tenha tecido elogios ao zagueiro, deixou no ar um certo desdem ainda dizendo que não da para chorar muito tempo com o anuncio de final de carreira. Especula-se que Luisão deva assumir o cargo de Relações Públicas Internacionais do clube da Luz, função que ficou vaga após Nuno Gomes ter aceitado o novo cargo de diretor do Centro de Estágio do Seixal.

Taças europeias

Liga dos campeões

Porto

Próxima rodada ocorre a 3 de outubro quando o Porto recebe o Galatasaray, e o Lokomotiv recebe o Schalke.

Benfica

Próxima rodada do grupo acontece a 2 de outubro quando o Benfica joga fora com o AEK, e o Bayern recebe o Ajax.

Liga Europa

Sporting

O Vorskla é o próximo adversário do Sporting na Ucrânia a 4 de outubro. Na mesma data jogam Qarabag e Arsenal.

Superliga Portuguesa De Futebol

A 6a jornada terminou na segunda-feira (24/09) com o Braga enfrentando o Sporting as 20:15h na Pedreira e vencendo por 1×0.

Já a 7a jornada começou nessa quinta com os jogos a seguir:

27/09 (Quinta)

Chaves 2×2 Benfica (20:15h) – depois de estar por duas vezes à frente no marcador, o Benfica acabou por ceder o empate aos donos da casa já nos acréscimos.

28/09 (Sexta)

Porto 1×0 Tondela (20:30h) – embora criando inúmeras oportunidades de gol, principalmente na 1a etapa, o Porto só conseguiu fazer o seu gol solitário da vitória por 1×0 a cinco minutos do término do tempo regulamentar, o que gerou críticas por parte da torcida e de membros da imprensa, que de imediato ouviram a resposta ríspida do técnico Sérgio Conceição: “Se querem espetáculo vão ao Coliseu”.

29/09 (Sábado)

Moreirense 1×0 Feirense (16:30h)

Rio Ave 2×1 Boavista (19:00h)

Sporting 2×0 Marítimo (21:00h)

30/09 (Domingo)

Nacional 0x3 Santa Clara (16:00h)

V.Guimarães 1×1 V.Setúbal (18:30h)

Belenenses 0x3 Braga (20:30h) – vitoria que da a liderança isolada do campeonato ao Braga.

A jornada só termina na segunda, dia 01/10, com o jogo entre Aves x Portimonense às 20:15h.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»
  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

Últimas notícias

Sporting

O Sporting (que tem sua equipe A de futebol feminino na 1a divisão) com sua equipe B na 2a divisão de futebol feminino estreou no último final de semana goleando por 13×0 em casa a equipe do Pego.

Especula-se que os acordos para indenizações relativas às transferências de Rui Patrício para o Wolverhampton, e Gélson Martins para o Atlético evoluíram em termos de cifras, podendo ser fechados em breve com os ingleses pagando 20 milhões (2 a mais que a proposta inicial) e os espanhóis 30 milhões (5 a mais que a proposta inicial) ao clube de Alvalade.

Por ter reclamado ao ser substituído por José Peseiro no jogo da semana passada frente ao Braga, o treinador sequer relacionou Nani para o banco de reservas na partida desse sábado frente ao Marítimo.

Benfica

A equipe A do Benfica, que disputa a 2a divisão portuguesa de futebol feminino, após estrear com vitória de 28×0, goleou novamente na 2a jornada. Desta feita a vitória foi por 19×0 e a vitória ocorreu no Tojal frente à equipe dos Vidreiros.

Mesmo com o Conselho de Disciplina da Federação julgando improcedente o recurso encarnado quanto à punição de se jogar uma partida com portões fechados por atos da torcida, o jogo entre Benfica e Porto no próximo dia 7 de outubro na Luz deve ocorrer com acesso de público visto que a SAD encarnada já recorreu ao Tribunal Arbitral do Desporto, o que deixa a punição suspensa até o parecer final.

Porto

Aboubakar teve rotura total do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno do joelho esquerdo no jogo frente ao Tondela, foi operado nesse sábado, e deverá ficar afastado dos gramados por pelo menos 6 meses.

Braga

Da mesma forma que o Benfica, o Braga também recorreu da punição de jogo com portões fechados contra o Rio Ave (visto que o mesmo Conselho de Justiça da Federação também indeferiu a defesa do time bracarense), e portanto o jogo deve também ocorrer com a presença de público até decisão final.

Portugueses no Exterior

Na disputa para o prêmio de melhor do mundo desta feita Cristiano perdeu a disputa para Modric, que ficou em 1o com 29% dos votos. Cristiano, em 2o, teve 19%; e Salah em 3o ficou com 11% de todos os votos computados aos 10 semifinalistas. Na disputa do gol mais bonito também não deu para CR7 visto que Salah foi o vencedor. Ainda assim, Cristiano foi escolhido para a seleção do ano da FIFA.

A UEFA puniu CR7 com um jogo de suspensão pela expulsão contra o Valência onde passou a mão rispidamente no cabelo do zagueiro Murillo que estava no chão. A Juventus ainda não se pronunciou se irá recorrer. Caso não o faça, Cristiano fica fora na partida contra o Young Boys.

Com a vitória por 2×0 nesse meio de semana frente ao Bologna, a Juventus bateu um recorde de 88 anos com o melhor inicio de campeonato de todos os tempos com 6 jogos e seis vitórias consecutivas. O recorde evoluiu nesse sábado com a 7a vitória consecutiva, desta feita por 3×1 em casa frente ao Nápoles e com duas assistências de CR7.

O Real perdeu nesse meio de semana para o Sevilha por 3×0, e o destaque da partida foi o atacante português André Silva, autor de dois gols e agora artilheiro isolado do campeonato espanhol com 7 gols em 7 jogos, visto que marcou de novo nesse sábado na vitória de 3×1 frente ao Eibar, resultado que da a vice-liderança a equipe do atacante luso.

Já no sábado, no empate em casa frente ao Atlético de Madrid, a torcida do Real ecoou um grito uníssono do estádio ao final da partida: “Ronaldooo, Ronaldooo, Ronaldooo!”.

Segundo parte da imprensa europeia o jogador Pogba está fazendo corpo mole para derrubar o técnico José Mourinho no Manchester. O penúltimo insucesso foi a recente eliminação da Taça da Liga Inglesa por uma equipe da 2a divisão. Acontece, porém que Mourinho está preso a uma multa rescisória que lhe garante o recebimento à vista de todo o montante que receberia até o final de seu contrato em 2020 em caso de demissão, e que está na casa dos 26 milhões de euros. Lukaku, em demonstração de solidariedade a Mourinho, afastou-se do Pogba fora dos gramados. Especula-se que os aliados do técnico luso são, além de Lukaku, Matic, Valência, Fellaini, Ashley Young e Alex Sanchez; já seus algozes seriam, além de Pogba, Baily, Luke Shaw, Andreas Pereira, Martial, Fred e Rashford. Nesse sábado, com pouco empenho de parte da equipe em campo, nova derrota fora, desta feita por 3×1 para o West Ham. São apenas 10 pontos que relegam o Manchester a 10a posição no campeonato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *