Da Redação
Com Lusa
A Câmara de Valpaços prevê aplicar cerca de 2,5 milhões de euros numa ecovia de 60 quilômetros, numa ciclovia, passadiços e pontos de pesca nas praias fluviais para atrair cada vez mais visitantes ao concelho.
O presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida, afirmou à agência Lusa que o município está a fazer “uma forte aposta” no turismo ligado à natureza e “àquilo que o concelho tem de diferenciador”.
As praias fluviais do concelho são já muito procuradas por emigrantes e visitantes de concelhos vizinhos.
Recentemente o Rabaçal, na freguesia de Possacos, foi incluído numa lista das nove praias “mais bonitas” de Portugal divulgada pela National Geographic, que destacou este “refúgio transmontano à sombra de amieiros” e em cujas águas se pode fazer “rafting e canoagem, pesca ou simplesmente nadar e aproveitar o sossego”.
Amílcar Almeida disse que o município vai avançar com a construção de uma ecovia de 62 quilómetros ao longo do rio Rabaçal, entre os limites com os concelhos de Chaves e Mirandela.
Serão ainda construídos passadiços, colocadas espreguiçadeiras e cerca de 70 pontos de pesca, para que Valpaços possa acolher provas internacionais.
Na praia fluvial de Rio Torto serão instalados “uma âncora de canoagem e espaços dedicados às crianças” e, na praia fluvial de Ribeira da Fraga, pertencente já à zona fria do concelho, serão construídos passadiços que vão subir até “à fraga furada”.
O projeto para o concelho inclui ainda uma ciclovia, que terá como particularidade, “ter uma parte suspensa em cima de um regato”.
O autarca prevê que o investimento global ronde os 2,5 milhões de euros e que a intervenção esteja concluída no verão de 2019.