Aniversário foi comemorado com muitas homenagens. Confira Galeria de Imagens >>
Mundo Lusíada
A comunidade madeirense de São Paulo comemorou os 49 anos da Casa Ilha da Madeira de São Paulo, no Dia da Região Autônoma da Madeira, instituída em 1976 pelo governo regional. A data magna é comemorada pelas comunidades madeirenses em todas as regiões do mundo, e é também Dia das Comunidades Madeirenses.
O evento se iniciou com uma solenidade no palco da casa, para prestar diversas homenagens a colaboradores e apoiadores da entidade, em solenidade da Câmara Municipal de SP; por propositura do vereador Toninho Paiva.
Diversos representantes de entidades luso-brasileiras estiveram presentes, como o presidente do Lar da Provedoria da Comunidade Portuguesa, Oscar Ferrão, o presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira Manuel Magno, e o cônsul-adjunto Hugo Gravanita, quem citou o sucesso do evento ao ver a casa cheia. “Sempre que venho a esta casa, não está só sempre animada como está sempre bem composta. Estão todos de parabéns”.
“Quem merece os parabéns são todos os senhores que aqui se encontram porque essa festa só é possível com a sua presença, empresta maior brilho para a solenidade. Esta casa está de parabéns, assim como todos os senhores” disse o presidente do Conselho Manuel Magno, fazendo também referência ao público, que lotou a casa neste domingo ensolarado em São Paulo.
O vereador Toninho Paiva falou basicamente para parabenizar os madeirenses e a comunidade ali presente. Toninho Paiva mantém ligação bastante estreita com várias culturas portuguesas de São Paulo, como os madeirenses, arouquenses, poveiros, minhotos, trasmontanos, etc.
Também o presidente da casa Manuel Dias Bittencourt, agradeceu ao público e as autoridades presentes. “A Casa Ilha da Madeira foi fundada por madeirenses que gostariam que nunca morressem as tradições e costumes daquela ilha encantada de Portugal”, disse Bittencourt falando um pouco do histórico e da sua história na casa, além dos presidentes que já passaram e deixaram seu legado para que o trabalho tivesse continuidade. “Espero que os jovens também venham para a nossa casa para continuar tudo isso”.
Bittencourt citou o vereador Toninho Paiva agradecendo por todo o apoio não só pelo trabalho em prol dos madeirenses como para toda comunidade portuguesa de São Paulo.
Ao Mundo Lusíada, o presidente falou das datas magnas para a comunidade marcando os 49 anos da instituição. “Destaco o bom público que compareceu, e os homenageados que foram maravilhosos, trouxeram a sua família para prestigiar a casa, isso foi muito importante para nós”.
Além de música ao vivo antes da abertura, a festa continuou com apresentações folclóricas, primeiro do Grupo Infanto-Juvenil, intitulado “Folclore e Etnografia da Região Autônoma da Madeira”, e depois do Grupo adulto da Casa Ilha da Madeira convidando a todos para dançar ao som da melhor tradição cultural madeirense. A gastronomia também é uma atração à parte na casa, com diversas opções como bacalhau, bolo do caco, espetada e muitos quitutes portugueses.