Da Redação
Com EBC
Bem diferente da seleção que derrotou a Alemanha por 1 a 0, na primeira rodada do Grupo F, a equipe mexicana, recuada para garantir o empate que lhe garantiria a classificação, acabou perdendo para a Suécia por 3 a 0. Mas, apesar da derrota, se classificou porque, no outro jogo do grupo, a Coreia do Sul surpreendeu a poderosa Alemanha com uma vitória por 2 a 0. O resultado tirou da competição, ainda na fase de grupo, a atual campeã do mundo.
Os sul-coreanos exploraram os contra-ataques e conseguiram a vitória por 2 x 0 nos acréscimos da partida. A Alemanha ficou mais tempo com a bola, trocou muitos passes no campo de ataque, mas não foi objetiva o suficiente para merecer a vitória.
A Coreia também foi eliminada, mesmo com a vitória. Mas, após o apito final, os seus jogadores comemoraram muito o resultado. Se abraçaram e choraram, com a sensação de terem vencido um campeonato à parte. Afinal, a Alemanha venceu a Copa de 2014, realizada no Brasil.
Pela terceira vez, um campeão do mundo é eliminado na primeira fase da Copa seguinte.
Em 2002, a França, campeã do Mundo em 1998, caiu na primeira fase.
Em 2010, a Italia, campeã de 2006, saiu na primeira fase.
E, em 2014, a Espanha, campeã de 2010, saiu na primeira fase.
Agora, a Alemanha, campeã de 2014, saiu na primeira fase.
E permanece o tabu: quem ganha a Copa das Confederações não ganha a Copa no ano seguinte. A Alemanha ganhou a Copa das Confederações, na Rússia, mesmo com uma equipe mesclada de reservas e agora perde a Copa.
Brasil e Portugal
Daqui a pouco, é o Brasil que faz jogo contra a Sérvia, às 15h no horário de Brasília, no Estádio Spartak, em Moscou. Só a vitória garante a primeira colocação no grupo E.
A seleção brasileira tem quatro pontos e um empate garante a classificação para a próxima fase, mas pode ficar em segundo caso a Suíça vença a eliminada Costa Rica no outro jogo. Uma derrota diante da Sérvia pode provocar a queda da seleção comandada por Tite, que chegou à Rússia como uma das favoritas.
Já no sábado é a vez de Portugal, que às 15h também joga contra o Uruguai, que venceu a Rússia por 3 a 0 e ficou em primeiro no grupo A. Depois de empatar em 1 a 1 com a seleção do Irã, em partida disputada, na Mordovia Arena, Portugal ficou em segundo lugar no grupo B.
O técnico português Fernando Santos elogiou o Uruguai, mas confia que vai continuar “mais uns tempos” na Rússia. “É uma grande equipa, com um treinador (Óscar Tabárez) que a lidera há 12 anos. Sabe muito bem o que quer do jogo. Mas pela frente vai ter um grande adversário, que é Portugal, e eles sabem disso. Não vai ser um jogo fácil para nenhum dos dois. Tenho grande confiança nos meus jogadores e acredito que vamos passar”.