Da Redação
O Consulado Geral de Portugal em São Paulo, através do Experimenta Portugal’18, e o Estúdio Campana, de Fernando e Humberto Campana, com o apoio da Corticeira Amorim e da Prefeitura de Paços de Ferreira, em Portugal, apresentam um projeto especial, que combina os materiais portugueses com o design brasileiro.
O Estudio de design foi convidado a desenvolver um projeto inspirado em materiais nobres de Portugal. A exposição, com peças exclusivas, integra o calendário do Experimenta Portugal ’18, iniciativa do Consulado Geral de Portugal em São Paulo para promover o intercâmbio cultural entre os dois países.
Na abertura oficial, Humberto Campana fará uma palestra sobre o projeto, desde sua concepção e todo o processo de criação. A mostra ficará em cartaz até 19 de agosto, e encerra a programação do Experimenta Portugal ’18, chancela paulistana dedicada à arte e cultura luso-brasileiras.
O Estúdio Campana – um dos principais estúdios de design do mundo – mostra a partir do dia 30 de Junho as peças exclusivas que resultaram da imersão dos irmãos Campana na cultura e realidade portuguesa, e no contato com a cortiça portuguesa – produto de tradição em Portugal, e uma de suas maiores exportações.
“Portugal me conectou com minhas origens. A experiência da viagem foi surpreendente e trouxe à tona uma consciência de minha herança portuguesa. A cortiça sempre nos fascinou, não somente por ser um material ecológico, mas por sua leveza. A textura, a variedade de aplicações e isolamentos enriquecem as possibilidades de expressar, através deste material, novos conceitos e gestos”, diz Humberto Campana.
A mostra, simultaneamente, dá a conhecer as potencialidades de Portugal no contexto da economia criativa – onde o país se tem vindo impor com cada vez mais força – e as mais-valias do diálogo recíproco entre Portugal e o Brasil, ampliando interesses e possibilidades de negócio nas duas direções do Atlântico.
As peças foram produzidas com o apoio do grupo Amorim, líder mundial na transformação de cortiça, que forneceu a matéria prima da coleção.
O projeto também é um marco para a cidade de Paços Ferreira, considerado um dos maiores centros comerciais mobiliário da Europa, que aposta cada vez mais no crescimento internacional. Em breve, Humberto desloca-se novamente à região para acompanhar a produção das peças.
Fundado em 1983, em São Paulo, pelos irmãos Fernando (1961) e Humberto Campana (1953), o Estudio Campana se tornou famoso pelo design de mobiliário, por criações de peças intrigantes – como as poltronas Vermelha e Favela – e, também, por ter crescido nas áreas de Design de Interiores, Arquitetura, Paisagismo, Cenografia, Moda, entre outras.
Em sua quarta edição, o Experimenta Portugal oferece um extenso calendário de eventos durante os meses de maio e junho deste ano, recheado das mais diversas expressões e criações artísticas, musicais e culturais, em diferentes espaços e equipamentos culturais ícones da cidade de São Paulo, ilustrando o momento único de conexão São Paulo/Brasil e Portugal.
Serviço
Exposição Irmãos Campana
Data – 30 de Junho, às 11h00
Local – Consulado Geral de Portugal em São Paulo
Rua Canadá, 324 Jardim América – São Paulo
Aberto ao público, com entrada gratuita