Por Igor Lopes
O centro do Rio de Janeiro foi palco, no último dia 21 de maio, do evento “Inteligência em Negócios na Era Digital”, promovido pela empresa Progressiva Consultoria. Em pauta estiveram assuntos como Big Data, Neurociência, Insight Marketing Driven, Empreendedorismo Digital, Indústria 4.0 e proteção de dados.
O encontro, que contou com um grande número de participantes, foi voltado para profissionais do mercado de diversas áreas, como administração, recursos humanos, direito, marketing e tecnologia da informação.
As palestras, que visaram mostrar como as empresas estão se reinventando para se destacarem no mercado digital, contemplaram temas como inovações tecnológicas, neurociência aplicada aos negócios, o novo paradigma do relacionamento digital, marketing e vendas numa visão centrada no cliente, inteligência artificial nas empresas e Big Data e protecção de dados e os seus impactos nos negócios.
Foram apresentados também cases de sucesso nas áreas de tecnologia e inteligência digital. Houve espaço ainda para duas mesas redondas, uma sobre inteligência e diferenciação competitiva em meios digitais e outra sobre empresas de alto crescimento no mundo digital.
“O objetivo do evento foi trazer palestras de alto nível à comunidade empresarial, proporcionando aos participantes reflexões sobre temas relacionados à transformação que a tecnologia vem trazendo aos negócios”, comentou Frederico Steiner, sócio da Progressiva Consultoria.
“Pretendemos também mostrar a importância da tecnologia nas empresas e como elas estão afectando os negócios”, ressaltou André Lima, também dessa empresa de consultoria.
Mercado digital em alta
Os temas em discussão foram tratados por profissionais e pesquisadores renomados. André Ceciliano, diretor de operações da Networker, empresa que estuda iniciar operações em Portugal, considera que alguns conceitos atuais permitem compreender melhor os caminhos a serem trilhados na era digital.
“Diante dos diversos conceitos que embasam a transformação digital, considero os mais relevantes: o SMAC (Social, Mobile, Analytics e Cloud), pelo viés tecnológico, e o VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity), que indica esse ambiente frenético no qual a sociedade e as empresas se encontram. Só que em nenhum momento se fala como recrutar, manter e engajar profissionais para assumirem o protagonismo das suas carreiras e se prepararem para enfrentar esse desafio”, sublinhou este responsável, que falou sobre “Inovações Tecnológicas: Um caso prático de como o IBM Watson está auxiliando as empresas a aprimorar os negócios”.
“Através da minha palestra, tive a oportunidade de apresentar, além de exemplos práticos, três inciativas que, em conjunto com a Inteligência Artificial, vêm auxiliando as empresas a entrar nessa Jornada Cognitiva: People Analytics – onde são feitos cruzamentos de dados oriundos de diversas fontes (sistemas internos da companhia, redes sociais, dados de mercado e mesmo dados oriundos do IoT) para gerar insights que permitem redução de custo e/ou aumento de produtividade; Employee Experience – conceito no qual, com o uso de chatbots, cruzamento de dados e integração com sistemas internos, o funcionário tem um coach permanente para facilitar o desenvolvimento das suas habilidades e competências; Digital Worker – onde, também com o uso de Inteligência Artificial, aplicamos o conceito de RPA (Robotic Process Autometion) e BPM (Business Process Management) com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir falhas em processos operacionais”, explicou Ceciliano.
Por sua vez, Hector Gusmão, CEO da Fábrica de Startups Brasil, empresa portuguesa que irá inaugurar em breve a sua sede na região portuária do Rio de Janeiro, ressaltou a urgência em destacar a cidade maravilhosa com o um local capaz de receber ações voltadas para o mundo digital e empreendedorismo.
“O evento permitiu aos participantes se questionarem sobre o caminho certo para o presente e para o futuro. E, sem dúvida, a resposta para dar o passo certo nesse rumo foi possível graças ao conteúdo tão rico e complementar exposto por grandes corporações, startups, academia, aceleradora e ótimos cases de tecnologias sendo aplicados na transformação digital. Espero que eventos como este continuem apoiando o Rio de Janeiro a se fortalecer como uma cidade de inovação, empreendedorismo e tecnologia”, finalizou Hector Gusmão, que mediou a mesa redonda sobre “Inteligência e Diferenciação Competitiva em meios Digitais”.
Público aprovou iniciativa
“Foi muito importante poder participar neste evento que trouxe a visão de grandes profissionais da área de tecnologia e inovação digital. Saio daqui com um novo olhar e com novas ideias para o meu nicho de mercado”, afirmou um dos participantes que atua na área do marketing digital.
“Inteligência em Negócios na Era Digital” contou com o apoio do MBA Executivo Estácio, WeWork, Vinhas e Redenschi Advogados, Prefeitura do Rio, Fábrica de Startups e da Amcham.