Feijoada vegetariana vence prêmio em Portugal e segue para competição europeia

Da Redação

“Bean Ready”, uma feijoada vegetariana pronta para comer com produtos tradicionais portugueses, venceu a competição nacional de eco-inovação alimentar e vai representar Portugal na competição europeia do prêmio ECOTROPHELIA, em Paris.

Já foram revelados os vencedores da Competição Nacional do Prêmio ECOTROPHELIA Portugal, que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, promovida pela PortugalFoods e FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares, com o objetivo de estimular a eco-inovação no setor agroalimentar.

A grande vencedora foi a equipe Bean Ready com uma feijoada vegetariana pronta para comer à base de produtos tradicionais portugueses: feijão, cogumelos, couve e enchidos vegetais, acompanhada por arroz Carolino.

O produto aposta na valorização do consumo de leguminosas, no aproveitamento dos recursos endógenos e na adequação de uma refeição tradicional às tendências do mercado. A equipe vencedora levou 2.000€, a que acrescem 1.500€ de serviços de SenseProfilling da empresa SenseTest e 1.500€ em serviços de consultoria da empresa Market Access, a par de um curso intensivo de inglês pelo British Council.

E terá ainda a oportunidade de representar Portugal no ECOTROPHELIA Europa, que decorrerá em outubro na SIAL Paris, França, a maior feira de inovação e negócio agroalimentar da Europa.

Patrícia Soares, líder da equipe composta por elementos da Universidade Católica Portuguesa (Escola Superior de Biotecnologia) e da Universidade do Minho (Escola de Economia e Gestão), sublinha o sentimento de “enorme orgulho e uma sensação de trabalho recompensado” por conquistarem o primeiro lugar, garantindo que a equipe vai “trabalhar o máximo possível e representar Portugal da melhor maneira”.

Em segundo lugar, ficou a equipe Leguté com leguminosas familiares da dieta tradicional mediterrânica em patê, arrecadando um prêmio de 1.000€ e, em terceiro lugar, a equipe Os Drechies, que criou um snack salgado feito a partir do dreche, um subproduto da indústria cervejeira, recebendo um prêmio de 500€. Este produto foi ainda distinguido com o prêmio BfK AWARDS, Born From Knowledge (BfK), um programa de valorização do conhecimento científico e tecnológico promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior através da ANI – Agência Nacional de Inovação, que proporciona à equipe um processo de acompanhamento do projeto, ao longo de 12 meses, pela ANI e a oportunidade de participar na SIAL Paris.

Às três equipes melhores classificadas foi ainda atribuído, pela Patentree, um IP Strategy Voucher, um serviço de diagnóstico e consultoria de Propriedade Industrial aos projetos.

Ao final da segunda edição da premiação, Deolinda Silva, diretora executiva da PortugalFoods, afirma que o sentimento é de “largo sucesso e o balanço muito positivo” por parte de todos os presentes, equipes, estudantes, docentes, investigadores, empresas, e entidades presentes na cerimônia.

Nesta segunda edição, ressaltou a participação de mais entidades, mais estudantes e de mais geografias representadas, com a presença de instituições de ensino superior de Minho, Porto, Coimbra, Leiria e Beja.

Foram dez as equipes finalistas concorrentes, provenientes de 14 instituições de ensino superior de Norte a Sul de Portugal, que apresentaram projetos eco-inovadores de diversas categorias de produtos alimentares. Os produtos foram avaliados por um júri nacional constituído por diversas individualidades do meio agroalimentar.

Entre eles, Vergílio Folhadela (RAR Holding) – Presidente do Júri Nacional e Embaixador do Prêmio ECOTROPHELIA Portugal, Chef Rui Paula, Ana Machado Silva (SONAE), Bento Amaral (IVDP – Instituto dos Vinhos do Porto e Douro), Hugo Ramos (Venture Catalysts), Lorenzo Pastrana (INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia), Mariana Barbosa (APN – Associação Portuguesa de Nutricionistas), Marta Borges (DGAV – Direçao-Geral de Alimentação e Veterinária), Rui Sousa (Market Access), Sónia Meireles (ANI – Agência Nacional de Inovação) e Tiago Brandão (Super Bock Group).

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