Da Redação
Com Lusa
O secretário-geral da ONU designou nesta sexta-feira o diplomata brasileiro José Viegas Filho como seu novo representante especial para a Guiné-Bissau e chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz naquele país.
José Viegas Filho nasceu em 1942 e tem mais de quatro décadas de experiência no governo e diplomacia e vai substituir no cargo Modibou Touré, que termina a missão no domingo, anunciou, em comunicado, o secretário-geral da ONU, António Guterres.
O novo representante da ONU ocupou entre 2009 e 2012 o cargo de embaixador do Brasil em Itália, depois de ter passado por Espanha, Rússia, Peru e Dinamarca.
Segundo o comunicado, José Viegas Filho também foi ministro da Defesa brasileiro entre 2003 e 2004 e ocupou importantes funções no ministério das Relações Externas.
Entre 1992 e 1993 liderou a delegação brasileira que participou nas negociações para reformar o Tratado de Tlatelolco para a desnuclearização da América do Sul.
Também liderou entre 1995 e 1997, a delegação brasileira que participou nas negociações para a proibição de minas antipessoal.
O novo representante da ONU na Guiné-Bissau também cumpriu funções diplomáticas nos Estados Unidos, França, Chile e Cuba entre 1969 e 1990.