Por Igor Lopes
O fotógrafo português, Victor Roriz, e o desembargador aposentado brasileiro, Roberto Wider, são os autores do livro “Viana do Castelo, o amor da minha vida”, que foi lançado, no dia 17 de março, no salão nobre da Casa do Minho do Rio, na Zona Sul carioca.
A obra, com edição de luxo, mostra imagens captadas por Victor Roriz, em alta resolução, de momentos e espaços da cidade portuguesa de Viana do Castelo. O texto é de autoria do desembargador Wider e reflete o amor deste cidadão brasileiro ao conhecer Viana.
“O livro nasceu de um encontro de um português e um brasileiro. O desembargador entrou em Viana do Castelo, em 1996, após fazer o Caminho de Santiago por mais de 800 quilômetros, olhou para a cidade bonita e começou a escrever. A obra parte de uma paixão que Roberto Wider tem por uma cidade e parte ao mesmo tempo de uma paixão dele por uma mulher. Viana do Castelo é um nome feminino. Ele então juntou as duas paixões”, conta Roriz, que sublinha que interpretou o texto de Wider com imagens sobre Viana.
“Ele me passou os textos e eu ilustrei-os com as imagens necessárias, com fotos da cidade vianense. Abordamos as tradições da região e falamos também sobre a verdade de Viana. Ao folhear o livro, o leitor terá vontade de ir a Viana. A nossa intenção é oferecer e vender a imagem da cidade a quem não a conhece. Quem tem o livro quer ir a Viana”, completa o fotógrafo.
“Viana do Castelo é uma paixão, é um amor. Dentro desse amor se passa muita coisa. É uma cidade propícia para isso. As pessoas têm que ir a Viana e, só depois de lá estarem, percebem a qualidade e a vida que temos por lá”, finaliza Roriz.
A cerimônia de lançamento foi acompanhada de perto pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, pela vereadora da Câmara Municipal do Rio, Teresa Bergher, pelo cônsul-adjunto de Portugal no Rio, João de Deus, por Valdemar Cunha, presidente da Fundação Santoinho, por Agostinho dos Santos, presidente da Casa do Minho carioca, e por dezenas de autoridades brasileiras e portuguesas, além de membros da sociedade luso-brasileira.
No final do evento, houve a apresentação de membros da consagrada Escola de Samba Unidos da Tijuca, que soma várias vitórias na disputa pelo melhor carnaval na marques de Sapucaí, no Rio. A apresentação foi seguida de perto por Luís Pires da Silva Pezinho, vice-presidente da escola. O público e as autoridades caíram no samba.
“Viana do Castelo, o amor da minha vida” conta com 107 páginas e pode ser adquirido, no Brasil, na Casa do Minho do Rio ou pelo telefone (21) 2225-1820.