A temática deste ano é uma alusão aos 600 anos da descoberta do arquipélago.
Da Redação
Com Lusa
O Carnaval do arquipélago português Ilha da Madeira tem este ano um orçamento de 337 mil euros e uma taxa de ocupação hoteleira que, tudo indica, será maior do que a do ano passado.
“O investimento feito pelo governo regional neste cartaz é de cerca de 337 mil euros, são mais 30 mil euros do que o ano passado”, referiu a secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço.
Segundo a governante, uma sondagem realizada em 25 de janeiro indicou uma taxa de ocupação hoteleira de 77% no Carnaval, mas a governante acredita que o número irá ser maior e que este “venha a ser um ano recorde”.
O momento alto do Carnaval, o cortejo alegórico, está marcado para as 21:00 de sábado e contará com 11 trupes participantes, num total de 1.450 pessoas, para o tema “Madeira: seis séculos de alegria”.
Entre eles, João Egídio Rodrigues, Turma do Funil, Associação de Animação Geringonça, Associação Fura Samba, Escola de Samba – Os Cariocas, Associação ANIMAD, Associação Cultural Império da Ilha, Fitness Team, Sorrisos de Fantasia, Associação de Animação Tramas e Enredos e Escola de Samba Caneca Furada.
A temática deste ano é uma alusão aos 600 anos da descoberta do arquipélago e terá “um reforço da animação de rua e um maior envolvimento da população”.
Na animação existirão, este ano, mais bandas filarmônicas a ajudar ao período de Carnaval, num total de 13 atuações, mantendo-se as atividades para as crianças.
Há outras ações pensadas para este carnaval madeirense que envolvem os museus tutelados pela secretaria.
Na terça-feira gorda está previsto o tradicional cortejo trapalhão, aberto à população.