Da Redação
A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) aconselha os portugueses a tomarem medidas preventivas face ao tempo frio.
Alerta também para a necessidade de uma condução cuidadosa sobretudo em locais suscetíveis de formação de gelo.
Com o tempo frio, a ANPC lembra num aviso à população emitido esta segunda-feira que podem verificar-se intoxicações por inalação de gases, por inadequada ventilação de habitações com lareiras e braseiras, sendo que as mesmas podem provocar incêndios.
O aviso decorre das previsões de diminuição da temperatura mínima, com valores entre os 4 graus celsius negativos e os 2 positivos nas regiões do interior norte e centro, e entre os zero graus e os 4 graus nas regiões sul e do litoral norte e centro.
Citando as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos três dias a ANPC salienta também o vento forte de norte, no litoral e terras altas, com rajadas até 70 quilômetros, e a formação de gelo ou geada nas regiões do interior do norte e do centro.
Entre as recomendações da ANPC estão que se evite exposição prolongada ao frio e mudanças bruscas de temperatura, a ingestão de bebidas quentes evitando-se o consumo de álcool, a adequada ventilação das habitações, e o cuidado com dispositivos de aquecimento.
No comunicado, cita ainda que a população tenha a atenção familiares e vizinhos que possam precisar de apoio, como pessoas mais idosas, crianças e pessoas com patologias crônicas.
“Uma vasta região anticiclônica, localizada na região dos Açores e uma depressão sobre a Península Ibérica, vão continuar a dar origem ao transporte de uma massa de ar muito frio e seco sobre o território do continente ao longo da próxima semana”, afirmou o IPMA, em comunicado.
Locais mais frios
Os distritos de Bragança e Guarda serão os que deverão registrar as temperaturas mais frias em Portugal, sendo esperado que os termômetros registrem mínimas de -3º C. Em relação às máximas, os termômetros não deverão ultrapassar os 5º C nos distritos da Guarda e os 8º C em Bragança e Viseu.
Já Lisboa e Porto terão hoje máximas de 12º C, embora a mínima seja de 1ºC no Porto e 5º C na capital. Em Lisboa, a temperatura mínima cai ao longo da semana, sendo previsto 4º C para terça-feira e 3º C para quarta-feira.
Diante das previsões meteorológicas, a Câmara de Lisboa lançou um plano de contingência para ajudar pessoas desabrigadas.
No Porto, a Câmara acionou o Plano de Contingência para a “vaga de frio” e disponibiliza transporte para o Centro de Acolhimento de Emergência “para as pessoas que o desejarem”, anunciou a autarquia, com fornecimento de agasalhos e comidas quentes.
Também a Câmara Municipal de Oeiras organizou uma campanha de recolha de agasalhos para pessoas em situação de rua, em uma ação que decorre até 5 de abril.