O volume seria suficiente para abastecer uma cidade como Itaquaquecetuba, que conta com 98 mil consumidores, por um mês.
Da Redação
Prática perigosa, que pode pôr em risco a vida das pessoas, o furto de energia também causa interrupções e instabilidades no fornecimento de todos os clientes.
Para combater as fraudes, a portuguesa EDP São Paulo realizou 76 mil inspeções em campo em 2017, recuperando mais de 45 mil megawatts-hora (MWh) irregulares.
O volume seria suficiente para abastecer uma cidade como Itaquaquecetuba, que conta com 98 mil consumidores, por um mês.
No combate a esse tipo de ocorrência, a empresa atua em duas frentes: inspeções direcionadas por modelos estatísticos computacionais, que têm como foco identificar inconsistências no sistema de medição da rede, e a retirada de ligações clandestinas, feitas diretamente a partir da rede de distribuição, que ficam visíveis às equipes de campo da Distribuidora.
“As atividades em campo são essenciais neste trabalho e realizadas por equipes técnicas com treinamento e equipamentos específicos para identificar manipulações nos medidores ou qualquer anormalidade”, explica Luciano Cavalcante, gestor executivo da EDP São Paulo.
“O objetivo das ações contra o furto é prevenir acidentes com as ligações precárias e que não observam os padrões e normas técnicas, além de garantir a qualidade e continuidade do serviço aos clientes que pagam a conta em dia.”
Além do alto risco para a população e do impacto negativo no fornecimento, a fraude faz aumentar o valor da tarifa dos consumidores e causam prejuízo à Distribuidora.
Como o cálculo do preço abrange também as perdas elétricas da Concessionária, o custo da energia usada irregularmente pelas pessoas que cometem o crime é parcialmente repassado a todos os usuários.
O estado também é prejudicado, já que deixa de arrecadar o Imposto sobre Comercio e Serviço (ICMS), cobrado por meio da conta de luz.
O Artigo 155 do Código Penal Brasileiro prevê que o furto de energia é crime: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 01 (um) a 04 (quatro) anos, e multa”.
Conforme a regra da Resolução Aneel, na autuação é realizada a cobrança de todo o valor não faturado durante o período da irregularidade e o custo administrativo.
Com intuito de coibir mais a prática, a EDP São Paulo pede que a população contribua, denunciando as ligações irregulares, com sigilo total. A Distribuidora disponibiliza os canais de atendimento aos consumidores:
– Site EDP Online: www.edponline.com.br
– Aplicativo EDP Online (compatível com as plataformas Android™, iOS e Windows Phone)
– Agências de atendimento (o endereço de cada ponto pode ser encontrado no site EDP Online)
– Central de Atendimento ao Cliente: 0800 721 0123 (ligação gratuita, 24 horas/sete dias por semana).