Da Redação
Com Lusa
Os turistas gastaram mais 51 euros na região Porto e Norte de Portugal entre abril e outubro deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o estudo do IPDT – Instituto de Turismo divulgado nesta quarta-feira.
O IPDT – Instituto de Turismo, em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal e o Aeroporto do Porto, traçou o perfil do visitante durante o Verão IATA e concluiu que o valor do consumo médio por estada fixa-se nos 1.005 euros, num aumento de 51 euros.
A estada média diminuiu de 7,19 para 6,37 noites, fixando-se o consumo médio por pessoa e noite em 89 euros, mais 10 euros do que no período homólogo.
O Porto foi o local escolhido quase por 51% dos visitantes, que optaram sobretudo por hotéis (40,4%). A satisfação com a visita aumentou de 6,2 pontos para 6,4 pontos face ao mesmo período de 2016 e a intenção de recomendar também subiu para os 6,44 pontos, numa escala de 1 a 7.
O estudo analisou ainda as partilhas nas redes sociais e registou que, em especial, nos turistas que se deslocam em lazer, têm ganhado expressão, com este indicador a aumentar de 41% para 58%.
O estudo revelou ainda que três em cada 10 turistas do segmento em lazer têm na gastronomia e vinhos o principal motivo para a escolha do destino, um acréscimo de oito pontos percentuais face ao registo do ano anterior.
Quanto ao perfil dos visitantes, 43% têm idades situadas entre os 31 e os 50 anos, sendo a maioria (59%) trabalhadores por conta de outrem, com habilitações literárias ao nível do ensino superior ou acima (56%). Os turistas apresentam um rendimento médio mensal de 3.300 euros.
As principais proveniências foram França (30,8%), Suíça (13,5%) e Espanha (9,9%).
O principal motivo para a deslocação à região foi lazer/ férias (40,9%). O custo médio global dos voos foi de 310 euros, enquanto por pessoa se situou nos 175 euros.
Já a lista de atrações preferidas integra a zona histórica do Porto, as praias, o rio Douro e a gastronomia e vinhos. O estudo teve por base respostas de 1.147 pessoas.