Brasil e Inglaterra promoverão intercâmbio de experiências turísticas durante a Copa de 2014 e Olimpíadas de 2012.
Da Redação
Se a Fifa escolher a Inglaterra como sede da Copa do Mundo de 2018, o país será, ao lado do Brasil, palco dos principais eventos esportivos realizados na próxima década. Esta convergência de interesses fez com que o VisitBritain e a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) – órgãos de turismo dos dois países – acertassem, em reunião realizada em Londres, a formalização de um acordo de cooperação para a troca de experiências nas áreas de turismo e promoção de imagem nos Jogos Olímpicos e na Copa do Mundo. O acordo será assinado em maio do ano que vem. Mas a agenda conjunta de trabalho começa desde já: um seminário reunindo especialistas mundiais em marketing e promoção turística será realizado no período de assinatura do acordo e o fluxo de informação e troca de dados entre os dois órgãos será constante a partir de agora. “Para o Brasil é muito importante conhecer as experiências de promoção turística de países que já realizaram ou irão realizar grandes eventos, como é o caso da Inglaterra, sede dos Jogos de 2012. Queremos aliar o conhecimento que temos, sobretudo com a realização dos Jogos Pan-americanos e a preparação para a Copa do Mundo, com a que outros países estão vivenciando”, afirmou a presidente da Embratur, Jeanine Pires. O VisitBritain demonstrou especial interesse em como o Brasil se prepara para receber os turistas estrangeiros na Copa 2014, incluindo a organização de roteiros e a relação com os operadores turísticos. Detalhes da estratégia da candidatura do Brasil à Copa do Mundo também estão entre os interesses do VisitBritain, já que a Inglaterra é candidata a receber a Copa 2018. “Temos muito interesse na experiência do Brasil e esta aproximação certamente trará benefícios para ambos os lados”, afirmou Sandie Dawe, presidente do instituro inglês. “Estamos estendendo para o turismo a política de cooperação já estabelecida pelos governos da Grã Bretanha e do Brasil em outros setores”, disse. O acordo prevê uma agenda conjunta de trabalho, que inclui seminários com especialistas internacionais, visitas para conhecimento das experiências in loco e constante troca de informações e dados entre os órgãos de promoção turística dos dois países. A aproximação com os órgãos de turismo de cidades que sediaram outras Olimpíadas, como Pequim e Sidney, e os Jogos de Inverno, como Vancouver, no Canadá, também farão parte das ações da Embratur, que já dispõe de um plano estratégico de promoção internacional do turismo brasileiro para a Copa do Mundo de 2014.
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