Da Redação
O Rock in Rio deste ano terá um toque especial português. O país dos mais variados espetáculos de música marcará presença no evento carioca com a chegada do bondinho elétrico “Prazeres 28”, um dos grandes ícones culturais de Lisboa, que estará aberto à visitação em um lounge na Cidade do Rock durante todos os dias do festival (15 a 17 e 21 a 24 de setembro).
A iniciativa é fruto de uma parceira do Turismo de Portugal com os organizadores do evento. Quem apanhar o bonde poderá participar de diversas atividades para conhecer o país, reconhecido mundialmente como um dos destinos turísticos do momento.
O bondinho realiza um passeio por um país moderno e diversificado, mas que mantém as suas raízes. Quem tomar assento vai conhecer Portugal com a vasta oferta da programação cultural e musical, incluindo o Rock in Rio Lisboa e a sempre agitada e cosmopolita vida urbana que faz do país uma referência na Europa.
O elétrico faz também uma viagem virtual pelas ruas históricas e pontos importantes de Lisboa no clássico trajeto do “Prazeres 28”, mas vai além e faz conhecer outras localidades e elementos culturais: a decoração inclui referências à Biblioteca de Coimbra, à Casa da Música no Porto, à guitarra portuguesa e à visão de Lisboa sobre o Tejo, além de azulejos tipicamente lusos, sem esquecer dos bons vinhos.
A atração vai incentivar os passageiros de longo curso, em trânsito por Lisboa ou Porto, a aproveitarem a passagem por Portugal para descobrir e visitar o país, podendo ficar até cinco dias numa destas cidades portuguesas – assim como Açores, Madeira e Algarve – e visitando dois lugares pelo preço de um.
Durante os dias do evento, o “Prazeres 28” vai receber operadores e agências de viagem para promover o Rock in Rio Lisboa, que terá na capital portuguesa a sua oitava edição em 2018. A presença do “Prazeres 28” na Cidade Maravilhosa vem reforçar o intercâmbio cultural entre os dois países.
Turismo de Portugal
Os amantes de música encontram em Portugal espetáculos com grandes nomes internacionais ou nacionais, além de shows mais intimistas e alternativos. Do rock ao clássico, a terra de Camões oferece uma programação musical de norte a sul.
O Turismo de Portugal tem apostado na música como um dos ganchos de promoção, de tal modo que o país é hoje reconhecido internacionalmente como um dos melhores do mundo quando o assunto é acompanhar os mais diversos tipos de espetáculos musicais. Os festivais representam um estilo de vida bem português, que alia a relação de diversão com um ambiente de harmonia e de amizade. Não é à toa que Portugal se tornou a segunda casa do Rock in Rio e realiza o festival de dois em dois anos na capital.
Portugal vem atraindo cada vez mais a atenção dos brasileiros como destino turístico. Em 2016, foram 624 mil visitantes, número recorde em todos os tempos. Neste ano, essa marca deve ser quebrada, já que houve um aumento de 60% só no primeiro semestre.
Integrado ao Ministério da Economia, o Turismo de Portugal é a Autoridade Turística Nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade da atividade turística, agregando numa única entidade todas as competências institucionais relativas à dinamização do turismo, desde a oferta à procura. Com uma relação privilegiada com as outras entidades públicas e os agentes econômicos no país e no estrangeiro, o Turismo de Portugal está empenhado em cumprir o desígnio de reforçar o turismo como um dos pilares do crescimento da economia portuguesa. Foi eleito, nos últimos três anos, o melhor escritório de turismo da Europa pelo World Travel Awards (WTA).
Rock in Rio
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo. Criado em 1985, nas 17 edições já passaram mais de 8.5 milhões de pessoas durante 101 dias, para assistir a 1.604 atuações de artistas como Queen, Elton John, The Rolling Stone, Justin Timberlake, Bruce Springsteen, Taylor Swift, Katy Perry, Stevie Wonder, Metallica, entre outros. Nascido no Rio de Janeiro, o Rock in Rio conquistou, não só, o Brasil como, também, Portugal, Espanha e os Estados Unidos, sempre com a ambição de levar todos os estilos de música aos mais variados públicos.
Em 2017, poucas horas depois do início da venda oficial de ingressos em abril, em três dias tiveram todos os seus ingressos vendidos — Maroon 5, Red Hot Chilli Peppers e o dia histórico, que reunirá Guns N’ Roses e The Who tiveram procura recorde de público.
Inspirado no famoso Mercado da Ribeira, de Portugal, no Gourmet Square, uma área com mil metros quadrados e cerca de 500 lugares sentados, em um ambiente climatizado, 14 bares e restaurantes levarão opções de refeições para o público, em um ambiente diferenciado nesta edição do Rock in Rio. As iguarias gastronômicas vão desde comida vegana, passando pela culinária japonesa a pratos bem brasileiros, como feijoada e comidas nordestinas – no total, são mais de 80 possibilidades de refeições.
Ainda, depois de 1.300 inscritos, sete casais trocarão alianças no Rock in Rio 2017. A capela da nova Cidade do Rock abrigará um casamento por dia de festival. As melhores histórias foram escolhidas em concurso que contou com quatro etapas e votação do público, no site do festival.