Da Redação
No Rio de Janeiro, o Museu Imperial recebeu do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, cinco cartas originais escritas por D. Pedro II.
Em 04 de setembro, a solenidade contou, além do ministro da Cultura, com o presidente do IBRAM – Instituto Brasileiro de Museus, Marcelo Mattos Araújo, a deputada federal Cristiane Brasil e o chefe de gabinete da Secretaria Geral da República, Antônio Lessa, para a entrega ao diretor da instituição, Mauricio Vicente Ferreira Júnior, de cinco cartas originais escritas por D. Pedro II.
As correspondências que foram doadas pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, ao presidente Michel Temer, tinham um conteúdo singular. Quatro delas, de gabinete, foram remetidas ao conde de Trapani e aos cardeais Patrizi Befondi e Bilio, a última carta, particular e em francês, dirigida à Sully Prudhome, um poeta francês, membro da Academia Francesa da qual D. Pedro II fazia parte.
Na ocasião, o Diretor da instituição agradeceu a doação e complementou que as mesmas farão parte de uma exposição, ainda sem data marcada, e integrarão o acervo que já conta com 250.000 documentos. Posteriormente, as cartas ficarão disponibilizadas para consulta.
O Museu Imperial fica na Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis. Com entrada a R$ 10,00, a visitação acontece de terça a domingo, das 11h às 18h, nos jardins de terça a domingo, das 8h às 18h. Menores de 7 anos e maiores de 80, e moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês é gratuito. Saiba mais pelo telefone (24) 2233-0300.