Salvador vai ganhar Oceanário, Palco Articulado e novo Terminal Marítimo

Da Redação

 

Os turistas que visitarem a Bahia nos próximos anos poderão desfrutar de três novos equipamentos turísticos de qualidade: o Oceanário de Salvador, o Palco Articulado do Pelourinho e o novo Terminal Marítimo (antigo cais da Bahiana). Os projetos, já aprovados pelo Ministério do Turismo, têm recursos garantidos e serão licitados nos próximos meses. Juntos, os três novos projetos somam mais de R$ 11 milhões de investimentos, provenientes do governo federal e contrapartida do Tesouro do Estado, segundo informou a Secretaria de Turismo de Salvador.

Além de significar um importante equipamento para visitação turística, o Oceanário de Salvador vai beneficiar a população local com o desenvolvimento de programas educativos e ambientais, promovendo mais conhecimento sobre o mundo submarino e os desafios ecológicos da atualidade. O Termo de Referência que vai subsidiar a licitação do projeto prevê a sua elaboração em duas etapas. Na primeira serão realizados estudos preliminares de localização, viabilidade econômica e de impactos ambiental, de tráfego e de vizinhança.

Os projetos de arquitetura e engenharia para o Oceanário de Salvador devem seguir a definição de oceanário adotada pelo Ministério do Turismo. Segundo este conceito, trata-se de um espaço destinado à visitação, entretenimento, estudos e pesquisas, que reproduz a complexa diversidade dos seres vivos que habitam o oceano global, representado por quatro habitats: Atlântico, Antártico, Pacífico e Índico.

Entretanto, segundo o secretário de Turismo, Antonio Carlos Tramm, um oceanário situado no Estado que possui a maior área costeira do país e numa cidade que abriga a maior baía tropical do mundo, não pode deixar de apresentar, com mais abrangência, a rica diversidade do seu próprio habitat. Desta forma, considerando também que o Oceanário de Salvador se constituirá em importante equipamento turístico para atração de fluxo e de receita para o Estado, o seu projeto arquitetônico e urbanístico deve reproduzir a diversidade de toda a zona costeira da Bahia. “Do mar aberto e da superfície ao fundo, considerando as suas várias divisões, baseadas em critérios de penetração de luz, profundidade, temperatura das águas, estrutura geológica, entre outros”, acrescenta Tramm.

No segmento do turismo náutico, está prevista a requalificação do Terminal Marítimo, antigo cais da Companhia de Navegação Baiana, localizado no bairro do Comércio, em frente ao Mercado Modelo. Com a reforma e ampliação, o terminal vai receber uma adequada estrutura para oferecer mais conforto e segurança aos usuários. Principal ponto de partida para o turismo na Baía de Todos-os-Santos, diariamente, o local recebe embarcações com destino ao Forte de São Marcelo, Ilha de Itaparica, Morro de São Paulo, Cachoeira e Maragojipe.

Já o Pelourinho, um dos principais cartões-postais de Salvador, vai ganhar um Palco Articulado, a ser instalado nos arredores da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, onde acontecerão shows e manifestações culturais para entreter e levar mais conhecimento, tanto para baianos como para turistas. Além de incrementar o fluxo de visitantes, a nova atração também vai movimentar a economia do destino turístico mais importante da capital, onde são encontrados estabelecimentos comerciais que vão de hotéis e restaurantes a museus, teatro e lojas de artesanato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *