ONU e Japão querem preservar local de nascimento de Buda

Sítio de peregrinação Lumbini, no sul do Nepal, é patrimônio histórico mundial desde 1997.

Por Mônica Villela Grayley Da Rádio ONU em Nova York

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, e o governo japonês anunciaram uma parceria para conservar e gerenciar o local de nascimento de Buda.

O sítio de peregrinação, conhecido como Lumbini, fica no sul do Nepal, e se tornou Patrimônio Histórico Mundial em 1997.

Turismo O inspirador do budismo, Siddharta Gautama, que depois passou a ser conhecido como Buda, nasceu em 623 antes de Cristo nos jardins de Lumbini.

Um dos peregrinos ao local, o imperador indiano Asoka, mais tarde construiu um pilar em homenagem a Buda nos jardins.

O representante da Unesco no Nepal, Axel Plathe, disse que a parceria do Japão com a agência da ONU deve ajudar o governo nepalês a reforçar a proteção do sítio que é uma enorme fonte de turismo e de receitas para o Nepal.

Plano O projeto, financiado pelo Japão, servirá para preservar o Pilar de Asoka, a Escultura da Natividade e outros monumentos. A parceria também deverá resultar num novo plano de gerenciamento para os jardins.

O governo do Nepal elogiou a iniciativa para conservar o local de nascimento de Buda dizendo que o sítio é um dos lugares mais emblemáticos do mundo e que tem um tremendo valor para o povo nepalês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *