Da Redação
O Primeiro-Ministro António Costa afirmou que a inauguração do novo terminal do Aeroporto de Faro “é uma obra fundamental para corresponder ao crescimento exponencial do número de passageiros, o que está a acontecer também na época baixa”.
O novo terminal do Aeroporto de Faro representou um investimento de 32,8 milhões de euros e permite à infraestrutura suportar um crescimento de 50% do atual número de passageiros nos próximos anos, segundo o governo.
“Se entre janeiro e maio deste ano houve um aumento de 18,5% do número de passageiros face ao ano passado, imaginemos o que vai acontecer na época alta”, referiu António Costa.
O Ministro do Planejamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, destacou que a remodelação permitiu a ampliação da gare em 12 mil metros quadrados e o aumento da capacidade do número de aeronaves por hora (de 24 para 30) e do fluxo de passageiros por hora (de 2400 para 3000).
“Estamos a falar de mais um milhão a 1,5 milhões de passageiros anuais”, acrescentou. Em 2016, o aeroporto verificou um movimento de sete milhões de passageiros.
De acordo com a ANA – Aeroportos de Portugal, a modernização do terminal tem o objetivo de “adequar a infraestrutura a um novo paradigma de transporte aéreo que se verifica em Portugal e em toda a Europa”, nomeadamente o aumento de passageiros de companhias de custo baixo.
Diversificação do turismo
O Primeiro-Ministro destacou também que o paradigma da oferta turística portuguesa vem mudando. “Se o que está a crescer mais não é o turismo de sol e praia e, mesmo no Algarve, é o turismo na época baixa, significa que está a crescer porque está a melhorar de qualidade, a diversificar a sua oferta e é isso que garante que este crescimento não é meramente conjuntural”.
António Costa referiu que as zonas urbanas e o segmento do turismo de natureza têm sido “o maior motor do crescimento turístico” na sequência de o turismo nacional ter crescido mais nas regiões cuja oferta não assenta tradicionalmente no sol e praia.
“Em 2016, dois terços do crescimento do nosso turismo foi feito na época baixa e entre janeiro e maio de 2017 o crescimento do turismo a nível nacional foi de 20%, o crescimento das dormidas foi de 10,4% e também aqui no Algarve a verdade é que entre janeiro e maio as dormidas já cresceram 9,5%”, acrescentou.
As obras de ampliação e remodelação do aeroporto de Faro, em curso desde 2015, foram inauguradas, mas ainda há trabalhos por concluir na zona das Partidas, que só deverão terminar em agosto. Com esta expansão, o aeroporto de Faro aumenta a capacidade de embarque e desembarque do terminal de 2.400 para 3.000 pessoas por hora.
A intervenção foi projetada devido à alteração do perfil dos passageiros, que passam cada vez mais tempo nas instalações, fruto do aumento das companhias aéreas ‘low cost’ a operar em Faro, que representam aproximadamente 70% do tráfego total.