Por Ronaldo Andrade
Cerca de 300 pessoas estiveram presentes na 22ª Festa de Santoinho, realizada no dia 17 de junho e organizada pelo Centro Cultural Português, que também comemorou o 56º aniversário do Rancho Folclórico Verde Gaio.
O evento contou com a presença de autoridades militares e tripulantes do navio da República Portuguesa Sagres, que esteve atracado no porto de Santos entre os dias 15 e 18 de junho, dentro da programação do Experimenta Portugal 2017, e também para marcar o Dia da Defesa Nacional, em solenidade que foi realizada no dia 16 de junho na sede cultural do Centro Cultural Português, no Centro Histórico do município.
O presidente da entidade, José Duarte de Almeida Alves, destacou o papel do grupo para a instituição: “É o nosso carro-chefe, que sempre traz às festas um público tradicional, que gosta de folclore e das nossas apresentações”, afirmou o mandatário, que também ressaltou a presença dos convidados do Navio Sagres, que engrandeceram a festa.
A diretora do Rancho Folclórico Verde Gaio, Ana Maria Gonzalez, homenageou em seu pronunciamento a figura dos integrantes e suas famílias: “São crianças, jovens, adultos e idosos que compõem o grupo, do qual tenho muito orgulho em fazer parte”, afirmou. A ensaiadora Maria Lúcia de Freitas parabenizou o rancho pela atuação, destacando a apresentação de número novo, ‘Fado Corrido’, além dos tradicionais ‘O barqueiro’ , ‘Vira do Vale do Âncora’ e ‘Fado Marcado’.
Representando as Forças Armadas Portuguesas no evento, o coronel piloto aviador da Força Aérea, António Moldão, e o coronel do Exército, Vitor Borlinhas, enalteceram a carinhosa acolhida dos anfitriões e a a forma como a comunidade luso-brasileira da entidade vive as tradições lusitanas.