Da Redação
Um dos principais escritores contemporâneos de Portugal, Gonçalo M. Tavares apresenta a palestra “Literatura, Imaginação e Realidade”, no dia 23 de junho, na Unibes Cultural. A atração faz parte do calendário do Experimenta Portugal ’17, iniciativa do Consulado Geral de Portugal em São Paulo para aproximar a cultura portuguesa da brasileira. O evento é gratuito, mas os ingressos já estão esgotados.
A partir de alguns dos seus livros, Gonçalo M. Tavares fala da questão da linguagem e da política, da questão religiosa no “Aprender a rezar na era da técnica” e da relação da literatura contemporânea com a história do século XX em “Uma menina está perdida no seu século à procura do pai”.
Durante o evento, Gonçalo M. Tavares autografa seu último livro, “O torcicologologista, excelência”, além de “Uma menina está perdida no seu século à procura do pai”, “Aprender a rezar na era da técnica”, “Animalescos”, “Short Movies” e outros títulos lançados no Brasil.
O evento, que contará com venda dos livros do autor, terá ainda a participação especial do músico e compositor Romulo Froes, que apresentará sua criação composta por sugestão de Gonçalo M. Tavares para o CD “Uma menina está perdida em seu século a procura do pai”.
Gonçalo M. Tavares nasceu em Luanda, em 1970, e logo seguiu para Portugal. Premiado e elogiado pela crítica, estreou em 2001 com “Livro da dança”, e vem se firmando como uma das maiores vozes do romance português contemporâneo. Venceu o prêmio José Saramago em 2015 pelo romance “Jerusalém”, entre outras premiações.
Organizado pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo, o Experimenta chega à sua terceira edição com foco totalmente voltado para arte e cultura. Da música à gastronomia, passando pelas artes visuais, artes plásticas e literatura, o Experimenta traz uma série de atrações à cidade de São Paulo, visando promover o intercâmbio artístico e cultural entre Brasil e Portugal e estreitar cada vez mais os laços entre as duas nações, e conta com diversos parceiros, como o Mundo Lusíada.