Marchas e sardinhas nas comemorações do Dia de Santo Antonio em Lisboa

Por João Aparecido da Luz

Lisboa viveu na terça-feira, dia 13, uma de suas mais importantes festas. Trata-se da comemoração do dia de Santo Antonio.

Já na véspera, um dos pontos fortes é as ‘sardinhadas’, tradição que acontece em diversos pontos da cidade. São centenas de quilos de sardinha que são assadas ao ar livre nos mais diversos pontos da cidade e a Mouraria, bairro central de Lisboa, é onde se experimenta esta iguaria com um gosto especial.

Mas o ponto principal de comemoração deste feriado português fica por conta das ‘Marchas’, desfile de blocos folclóricos. O evento aconteceu na avenida lisboeta mais importante, a Avenida da Liberdade. Desde a praça do Rossio, Restauradores, a própria avenida da Liberdade até a praça Marquês de Pombal o povo se alinha para assistir o desfile dos blocos que se apresentam durante toda noite e madrugada.

Ao som de uma banda muito afinada, dezenas de grupos vão desfilando e ao final, uma comissão de notáveis elege a campeã. Este ano o grupo vencedor foi o Alfama pela vigésima vez, seguido pelo Bairro Alto.

Este ano, dezesseis casais participaram do matrimônio coletivo nos Casamentos de Santo António, iniciativa organizada pela Câmara de Lisboa na Sé de Lisboa. À noite, os casais de Santo António juntam-se ao tradicional desfile das Marchas Populares na Avenida da Liberdade, que este ano teve como temática o oceano Atlântico como “mar de encontros”.

Se você curte Lisboa, não deve deixar de programar uma viagem a Portugal nestas datas, aproveitando especialmente o clima que tem temperaturas muito agradáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *